A uma semana da prova, Prefeitura de Guararema adia concurso público

Justificativa é de que número de inscritos superou a capacidade física dos locais onde serão feitos os exames

 

Por Renan Xavier

 

A Prefeitura de Guararema teve que adiar o concurso público para ocupação de diversos empregos de níveis fundamental, médio e superior no município. Inicialmente prevista para ocorrer no domingo (25), a prova objetiva e de redação técnica foi alterada por meio de edital e a nova data, horário e local ainda não foram anunciados pela administração.

Segundo o edital de alteração, assinado pelo prefeito Adriano Leite (PR), o número total de candidatos foi superior a 18,3 mil, “maior que a capacidade física dos locais designados para a realização das provas”. Uma nova data deve ser anunciada com antecedência mínima de cinco dias, diz o documento.

O número de inscritos no processo seletivo equivale a mais de 60% da população do município, estimada em cerca de 29 mil habitantes pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado.

Nas redes sociais, muita gente demonstrou frustração com a alteração do edital. Não faltou quem questionasse a demora em anunciar da data. Outros, que trabalham aos domingos, relataram ter negociado a escala de trabalho para fazer a prova e, agora, acham difícil reprogramar o benefício.

A Consesp, organizadora do processo seletivo, recebeu inscrições até o dia 24 de janeiro e o pagamento foi aceito até o dia 25. No entanto, a Prefeitura de Guararema precisou de mais de três semanas para concluir que o número de inscritos superava o espaço físico e anunciar o adiamento.

A reportagem enviou questionamentos sobre esses prazos à assessoria de imprensa do município, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

 

SOBRE O CONCURSO – Apesar do alvoroço, apenas quatro vagas do processo seletivo oferecem vagas imediata: são para os cargos de oftalmologista, neurologista e psiquiatra, além de auxiliar de trânsito – uma cada. Todas as demais destinam-se a preenchimento de cadastro reserva.

Para os cargos de nível superior serão disputadas vagas para: Analista de Desenvolvimento Social, Psicólogo, Fisioterapeuta, Arquiteto Urbanista, Bibliotecário, Cirurgião-Dentista, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Médico Geriatra, Médico Clínico Geral, Médico Oftalmologista, Médico Neurologista, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental e Psicopedagogo da Educação Básica.

Os cargos que exigem nível médio são de Agente de Fiscalização Sanitária, Agente de Fiscalização Urbana e de Meio Ambiente, Agente de Saúde, Agente de Zoonose, Assistente Administrativo da Educação Básica, Auxiliar de Trânsito, Auxiliar de Vida Escolar, Orientador Social, Técnico em Enfermagem e Técnico em Farmácia.

Já os cargos de nível fundamental são: Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Alimentação e Serviços Gerais, Auxiliar de Obras, Manutenção e Serviços Públicos, Auxiliar de Zoonose, Motorista, Motorista da Educação Básica, Trabalhador de Serviços de Coleta de Lixo, Coveiro e Roçador.