ABME reúne autoridades, jornalistas e empresários na Câmara de Mogi

Encontro tem como objetivo apresentar a Associação Brasileira de Mídias Evangélicas a lideranças e proprietários de meios de comunicação. Foto: Divulgação

 

A Associação Brasileira de Mídias Evangélicas no Estado de São Paulo (ABME-SP) reunirá, no dia 7 de dezembro, às 19 horas, no Auditório Tufy Elias Anderi, na sede da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, proprietários de mídias (eletrônica, digital e impressa), lideranças evangélicas, presidentes de Conselhos de Pastores, jornalistas e vereadores da base evangélica na região do Alto Tietê.

Na pauta, a apresentação da ABME, seus objetivos, importância e diretoria. No evento, está prevista, também, a presença do deputado federal e atual secretário Estadual do Turismo, pastor Roberto de Lucena, bem como vereadores e jornalistas da região, além da palavra do anfitrião e presidente da ABME-SP, o jornalista Nelson Camargo.

Segundo o presidente da ABME-SP, é muito importante a presença de jornalistas de diferentes mídias, bem como os proprietários de jornais, rádios e TVs, tanto secular quanto os direcionados ao gospel na região do Alto Tietê e no Estado de São Paulo. “O objetivo é fortalecer os veículos de comunicação do segmento evangélico, bem como colocar na linha de frente dentro do pacote do governo federal, estadual e dos municípios um pedaço da publicidade para os parceiros ligados à ABME”. Ele explica, que, no Rio de Janeiro, os órgãos de comunicação já se beneficiam desse pacote. “Queremos fazer o mesmo aqui em São Paulo”, revela o jornalista e presidente. O trabalho da ABME-SP é fomentar o desenvolvimento de seus associados, bem como aumentar o poder de voz dos evangélicos no Brasil. “Para isso, é necessário gerar recursos financeiros para seus afiliados por meio de parcerias junto ao governo, nos âmbitos municipal, estadual e federal, incluindo neste rol de ideias as agências de publicidade e marketing”, destacou Camargo.

O papel do jornalista como assessor de imprensa também é um dos destaques neste evento. Ele explica a importância de profissionalizar e divulgar grandes eventos, como as Marchas para Jesus, que reúnem milhares de evangélicos e precisam de uma ampla divulgação. “Este trabalho precisa ser mais profissional, não podemos fazer de qualquer jeito. E esse é o papel do assessor de imprensa”, apontou.

Para Camargo, a presença de um jornalista evangélico na redação de um órgão de comunicação, independente da linha editorial, vai ajudar a empresa. “Não fazemos jornalismo para uma religião, fazemos jornalismo para a classe social de modo geral, mas não podemos menosprezar este fator, tendo em vista que a comercialização deste nicho de mercado já é uma realidade entre os brasileiros, portanto, vejo como uma iniciativa importante dos órgãos de comunicação de vender este produto, além, é claro, de incentivar dentro dos meios políticos este mercado”, observou Camargo.

“A ABME não terá como meta apenas filiar jornais, mas criar dentro de seu quadro digital um espaço que permita que jornalistas que se encaixem neste perfil de mercado possam introduzir páginas e colunas dentro das mídias, sejam elas totalmente neste segmento ou secular, a fim de propagar o Evangelho”, esclareceu.

 

Nova diretoria conta com profissionais do Alto Tietê

A Associação Brasileira de Mídias Evangélicas (ABME) foi criada no dia 26 de junho de 2013 e reúne veículos impressos, eletrônicos e digitais (como jornais, revistas, TVs, rádios, sites, blogs, além de jornalistas, apresentadores, locutores e demais profissionais de mídia). Com o objetivo principal de unir forças, a ABME trabalha para aumentar o poder da voz dos evangélicos no Brasil.

A atual gestão, eleita em setembro deste ano, tem como presidente o jornalista Nelson Camargo, do jornal Impresso Brasil, o diretor Executivo, o repórter fotográfico Adilson Santos, e a diretora de Comunicação Institucional, Vania Sousa, dos jornais Mais Destaque e Gazeta Regional.

Também serão conhecidos no encontro os novos membros que irão compor a diretoria da associação neste novo mandato.

 

Pastores e líderes estarão presentes no encontro

 A reunião, que irá acontecer na sede da Câmara de Mogi das Cruzes, no dia 7 de dezembro, também reunirá lideranças evangélicas e presidentes de conselhos pastorais. O objetivo é informar a visão da ABME e firmar um vínculo entre os meios de comunicação, as igrejas evangélicas e as autoridades.

“Muitas denominações possuem algum tipo de instrumento de comunicação, como rádio, TV, jornal impresso, revista, site ou blogs, que trazem notícias de seu ministério, por isso, vamos tentar, da melhor forma possível, elaborar ideias capazes de fomentar o trabalho da igreja e do próprio instrumento de comunicação e contar com a ajuda dos políticos, que representam os direitos do povo evangélico e de todos, de um modo geral”, avisa o presidente Nelson Camargo.