Benefícios do pilates para a coluna

Doença, que atinge 36% da população brasileira e é considerada a patologia mais comum no País, pode ser tratada por meio do pilates. Foto: Renan Xavier

 

Lailson Nascimento

De Mogi

 

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial terá ao menos um episódio de dor na coluna durante a vida. No Brasil, ela já é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população (segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública). Para prevenir e tratar a patologia, especialista consultado pelo Gazeta Regional indicou a técnica conhecida como pilates, que pode ser praticada por pessoas de todas as faixas etárias.

Em entrevista realizada na Column Stúdio de Pilates & Saúde da Coluna, em Mogi das Cruzes, o fisioterapeuta Felipe Romão foi enfático: “O pilates veio para ajudar a reduzir essa estatística”. Segundo ele, isso se deve ao fato de que o método pode ser praticado por pessoas de todas as idades, já que existem exercícios para os níveis iniciante, intermediário e avançado.

“Em relação às crianças, por exemplo, o pilates ajuda na coordenação motora, correção de postura e problemas respiratórios como renite. Para os idosos, ele é indicado para a correção dos problemas de equilíbrio, diminuição da força muscular e retardamento da atrofia muscular. Até para as gestantes o método é indicado”, disse.

 

Método

No Stúdio Column, o paciente tem acesso ao Programa Romão de Saúde da Coluna. O tratamento intensivo engloba três técnicas para tratar de uma forma completa a patologia. “É um método desenvolvido especialmente para pessoas que têm problemas de coluna, onde trabalhamos os exercícios de pilates para a melhora das disfunções na coluna, seja um desvio postural, hérnia de disco ou qualquer patologia relacionada a esse problema. Além disso, temos a manipulação vertebral (quiropraxia) e ainda a RPG (Reeducação Postural Global), que ajuda na melhora postural direta”, explica Romão.

 

Fitness

Além do tratamento de doenças relacionadas à coluna, o pilates também e direcionado para o público fitness, principalmente para aqueles que buscam a definição do corpo. “Com aulas adaptadas para as necessidades de cada indivíduo, nós conseguimos oferecer resultados mais satisfatórios do que a musculação”, garante o proprietário do estabelecimento. Segundo ele, para quem busca a definição do abdômen, o pilates oferece resultados mais rápidos do que, por exemplo, a própria musculação. “Um período de dez sessões é o tempo médio em que a pessoa percebe bastante mudanças. Tanto na parte de força, quanto estética”, enaltece.

De acordo com Romão, a diferença do pilates para a musculação é que este método não trabalha com pesos. Isso se deve ao fato de que as resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Os movimentos do pilates são mais lentos, controlados e com poucas repetições, sempre respeitando os princípios do método.

 

O que é

O pilates é uma atividade física que integra o corpo e a mente. Desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates, a prática é baseada nos princípios da concentração, coordenação e fluidez nos movimentos, respiração e postura. “O principal é a ativação do powerhouse, ou ‘casa de força’, área que engloba os músculos abdominais, da coluna e do assoalho pélvico. Quanto mais recrutado é o centro de força, mais eficiente e forte é o movimento”, complementa Romão. “Trabalhamos com o método pilates em um estúdio completo. Bolas, solo, acessórios e aparelhos (barrel, reformer, cadilac e chair)”, exemplifica.

Deve se levar em conta, ainda, que no pilates não existe sobrecarga na coluna ou em qualquer tipo de estrutura articular, sendo indicado, inclusive, para pessoas que têm algum tipo de disfunção na coluna. Além disso, não há hipertrofia, como acontece na musculação.

 

Novidades

Durante a entrevista, Romão anunciou novidades de seu estúdio para 2016. “No ano que vem, vamos oferecer também o neopilates (pilates em bases instáveis e suspensas); massagens terapêuticas; a quick massage, ou massagem expressa, que será oferecida para pessoas que têm problemas como tensão muscular do dia a dia; além de drenagem linfática e palestras empresariais”, concluiu.

 

Serviço

Column Stúdio de Pilates & Saúde da Coluna

Fisioterapeuta:

Felipe Romão Batista -CREFITO: 3/128303-F

Janaina Dubiela de Sousa – CREFITO: 3/179039

Endereço: Rua Campos Sales, 932 – Centro – Mogi das Cruzes

Contato: (11) 4735-0808 / 99707-4334 / www.studiocolumn.com.br




One thought on “Benefícios do pilates para a coluna

  1. Alana Silveira Santos

    Muito legal suas dicas, me ajudou muito a escolher qual a melhor forma para eu ter uma vida saudavel e conseguir conquistar o que tanto desejo, perder peso com saude, além é claro de outros beneficios que oferece ao corpo e a mente.
    Obrigada

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *