Bertioga: Vereador busca na região as soluções para problemas locais

Dr. Arnaldo atua regionalmente visando minimizar o quadro negativo de situações que afetam drasticamente a população bertioguense. Foto: Walmir Barros

 

Por Walmir Barros

 

O médico e vereador Arnaldo de Oliveira Junior (PV), o Dr. Arnaldo, ao tempo que busca apoio político nas cidades vizinhas para solucionar problemas da cidade consegue nessas alianças regionais conversações que podem resultar na ampliação das finanças e do mercado de trabalho bertioguense. Uma dessas “atuações diplomáticas” é o projeto de construção de um teleférico no canal Bertioga-Guarujá, na obra cujo percurso inclui o Morro de Indaiá – a partir da Marina Capital (Bertioga) até o Mirante Belvedere (Guarujá).

O vereador conversou sobre esse assunto com o prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSB), durante a reunião acontecida na manhã de quinta-feira (31) no gabinete do chefe do Executivo guarujaense. O encontro teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Bertioga, Ney Lyra (PSDB), que assina o projeto-teleférico com o Dr. Arnaldo.

O prefeito guarujaense sinalizou positivamente à ideia. Mas, a surpresa dos vereadores ficou por conta da informação de Valter Suman. Ele disse que tem uma reunião agendada com o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), encontro será em Bertioga. A reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (14). Vários temas serão discutidos, inclusive a projeto do teleférico.

 

PESSOAS DE BEM – Indagado sobre a atuação do Dr. Arnaldo “extramunicípio” o prefeito ressaltou. “Quando se unem pessoas de bem e com foco as coisas prosperam positivamente. É bom estarmos debatendo o potencial de parceria entre Bertioga e Guarujá. São cidades vizinhas que compartilham dramas comuns, em especial na questão da saúde pública onde buscamos soluções irmanadas para os nossos problemas. Na questão do turismo o projeto trará muitos dividendos. Já temos um grupo de trabalho atento ao turismo sustentável cultural histórico.”

Suman alinhavou que para os investimentos existe um estudo de viabilidade econômica. “Não vai ser feitos com recursos próprios da municipalidade. Tanto para Bertioga como para Guarujá e interessante, que além da ligação marítima (via balsas) e rodovia teriam mais essa opção”, destacou. Ele lembrou que empresas serão licitadas para a exploração do serviço, e os empresários também analisarão o projeto em todo o seu teor.

 

SAÚDE – Dr. Arnaldo articula a implantação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades), via apoio político guarujaense. “O AME é interessante, seja instalado em Guarujá ou Bertioga. Juntando as populações de Bertioga, Guarujá e São Sebastião, teremos perto de meio milhão de pessoas. É um projeto que podemos compartilhá-lo”, disse o prefeito. O AME é um órgão estatal e sua instalação depende de um índice populacional elevado. Por isso, Suman “chama” os habitantes das três cidades. A observação é de que Bertioga tem bairros nas divisas dos dois municípios.

O prefeito comentou os trabalhos do vereador bertioguense. “O Dr. Arnaldo tem uma visão humanista e o foco nas pessoas, não só na questão da saúde pública. Eu fico feliz por essa busca de relação intercidades, por meio de um consórcio intermunicipal, ou por qualquer outra atitude que possa diminuir as nossas agruras, para que a gente possa compartilhar mais alegrias.”