Biritiba se propõe como destino turístico na região do Alto Tietê  

 

Município é privilegiado pelas belezas naturais e tem grande potencial turístico. Fotos: Marcelo Fontes

 

Por Renan Xavier

De Biritiba Mirim

 

Biritiba caminha para se viabilizar como mais um destino turístico na região do Alto Tietê. Com grande extensão territorial, o município é privilegiado em belezas naturais, o que o torna ideal para a prática de ecoturismo. Com uma rede de serviços turísticos ainda em desenvolvimento, a cidade já atrai milhares de pessoas todos os finais de semana em empreendimentos comerciais privados, como o Parque Vale Encantado. O município dispõe ainda de um haras, aeroclube e a possibilidade de conhecer um Rio Tietê de águas límpidas, cenário raro para quem está acostumado com o rio degradado que corta São Paulo.

Biritiba_Especial Turismo - foto 4 @marcelofontesSegundo planos da Secretaria Municipal de Turismo, ainda este ano devem ser criados o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e um Inventário Turístico, com o levantamento de todas os pontos com potencial de atração para visitantes da cidade. “A criação do inventário será um importante passo para catalogar, organizar e direcionar o turista para os possíveis roteiros, de acordo com seus interesses. Essa é uma forma de a própria prefeitura estreitar os laços com o setor privado e promover o desenvolvimento da cidade como um todo”, avalia o secretário de Turismo, Osório Filho.

 

 

 

Natureza

A reportagem de Gazeta Regional visitou algumas das atrações naturais da cidade, como a cachoeira, localizada no bairro da Terceira e a Pedra do Sapo.

A cachoeira está localizada no bairro da Terceira, a 15 quilômetros do Centro, pela Estrada de Casa Grande (SP-092), uma rodovia estadual não pavimentada. A queda d’água é a maior e mais badalada entre visitantes e moradores de Biritiba, atraindo turistas principalmente aos finais de semana.

Biritiba_Especial Turismo - foto 2 @marcelofontes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 990 metros acima do nível do mar, a Pedra do Sapo é um dos pontos mais altos de toda a região do Alto Tietê. A área é muito utilizada para a prática de esportes radicais como rapel e trekking. Quem se aventura na caminhada que leva ao cume é presenteado com a visão do mar do município vizinho, Bertioga.

 

Lazer

Segundo Osório, o principal empreendimento turístico do município é o Parque Vale Encantado, que atrai milhares de turistas em temporadas de verão. “Segundo estimativas do proprietário, são 40 mil turistas de todas as regiões do Estado e de fora que visitam o local”, descreve. Vale lembrar que, segundo o último senso divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Biritiba tem pouco menos de 30 mil habitantes.