Biritiba será representada por frente parlamentar em luta por royalties

Vereador cobra contrapartida do Estado pela produção de água. Fotos: Laerton Santos (represa) e Renan Xavier (vereador)

 

Por Renan Xavier

De Biritiba

 

No mês de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, o deputado federal Marcio Alvino (PR) lançou, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista dos Municípios Produtores de Água. A principal bandeira do novo grupo será a compensação financeira, por meio do pagamento de uma espécie de royalties da água, para os municípios que, em função das leis de mananciais, têm restrições ao desenvolvimento industrial e urbano.

O anúncio de formação da frente parlamentar ocorreu uma semana após a visita do vereador biritibano Marcelo Melo (PR), o Marcelo da Imobiliária, ao gabinete do congressista republicano. Na ocasião, Marcelo protocolou pessoalmente um ofício em que apela por uma compensação pelo fornecimento de água a municípios como Biritiba Mirim e Salesópolis, os primeiros berços do Rio Tietê. Ambas as cidades convivem com uma série de impedimentos legais ao crescimento urbano e industrial, com base em leis de mananciais.

“Biritiba é uma cidade rica em recursos naturais e a água é nosso maior patrimônio. No entanto, não há nenhuma contrapartida dada pelo governo do Estado ao nosso município por esse fornecimento”, criticou Marcelo. Devido a sua atuação política na disputa pela compensação, até a formação da frente parlamentar, o vereador foi convidado para participar do evento de oficialização do grupo político, que ocorrerá na tarde do dia 30 de março, em Brasília.

Biritiba_Água Royalties - foto @renanxavier

 

 

 

 

 

Marcelo da Imobiliária, embora contente e otimista com a iniciativa de Alvino, não poupou críticas ao atual modelo de captação do Estado, fazendo referências, inclusive, ao que descreveu como “penalização dos agricultores locais”, quando o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) realizou uma série de lacres a bombas de água, durante o auge da crise hídrica, no ano passado. “Eu amo essa cidade. As coisas não podem continuar assim. Nós temos nossos valores morais, culturais, não podemos continuar sendo saqueados sem nenhuma oportunidade de crescimento econômico em contrapartida”, defendeu o vereador.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*