Chuva forte provoca interdição do “Buraco do Gibi”, em Itaquá

Passagem sobre os trilhos da ferrovia deve ser liberada ao trânsito de carros amanhã (5); para pedestres não há previsão

 

Por Aristides Barros / Fotos: Bruno Arib

 

Em Itaquaquecetuba, o túnel conhecido como o Buraco do Gibi foi interditado no início da noite de terça-feira (3), por volta das 18 horas. A medida foi devido ao local oferecer risco a motoristas e pedestres, com esses últimos sendo mais prejudicados porque não existe previsão da liberação da passagem para eles. Situação diferente a de motoristas, cuja previsão de liberação do tráfego para automóveis é para as primeiras horas de quinta-feira (5).

A interdição foi decorrente da forte chuva registrada na terça-feira, que além de interromper o trânsito no túnel sobre o trilho ferroviário provocou estragos e alagamentos em vários pontos da cidade, principalmente nas localidades próximas ao rio Tietê – como é o caso do Buraco do Gibi, que fica na Vila Maria Augusta.

A situação tem o agravante de oferecer risco não só a pedestres e motoristas, como também ao próprio tráfego de trens que fazem o transporte de cargas sobre a via férrea – aquele trecho não serve ao transporte de passageiros.

Para atravessar, pedestres se arriscam nos trilhos do trem

É visível a olhos nus que a passagem para pedestres – pelo Buraco do Gibi – corre o risco de desabamento, tanto que o local está sendo escorado por caibros de madeira. O acesso a pedestres será improvisado. Eles deverão fazer a travessia no mesmo local, só que terão que subir “o morro” e passar sobre os trilhos por onde circulam os trens da carga.

Vereadora Adriana do Hospital tem acompanhado os trabalhos

A vereadora Adriana do Hospital (PSDB) estava acompanhando os trabalhos de funcionários e maquinários da MRS Logística que estavam no local visando “recuperar” o trecho para a liberação imediata do trânsito. Um dos responsáveis pela operação assegurou que o trabalho seria concluído nas primeiras horas de quinta-feira (5), informação que já havia sido antecipada pela vereadora.

Destaca-se que o Buraco do Gibi dá acesso a vários bairros que ficam “do outro lado” da Rodovia Ayrton Senna (Rodovia dos Trabalhadores), entre eles a própria Vila Maria Augusta, Bairro Piratininga, Jardim Paineiras, Jardim Viana e Jardim São Manoel, entre outros. Por conta disso, o trânsito nas ruas próximas ao trecho interditado era intenso e apresentava congestionamento. Carros, caminhões e ônibus estavam se deslocando para esses bairros usando como opções a ponte da Vila Maria Augusta e o Viaduto São Judas Tadeu.        

Trânsito em torno do Buraco do Gibi

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *