Ciclista aceita desafio em prol da 5ª edição de projeto social

No dia 27 de novembro, o ciclista pretende ficar 12 horas pedalando na Praça Padre João Menendes, em frente à Igreja Matriz de São José, em Salesópolis. Foto: Divulgação

 

Inspirado em um ciclista de Belo horizonte (MG), que pedalou numa bike instalada em uma esteira, por 12 horas ininterruptas (das 6h às 18h), em um praça pública, a fim de despertar nas pessoas o instinto de solidariedade, Antônio Marcos da Silva Pinto, o Tonheca, pretende fazer o mesmo em Salesópolis. O objetivo, no caso dele, é arrecadar doações para o “Grupo Ação Criança Feliz”.

No dia 27 de novembro, o ciclista pretende ficar 12 horas pedalando na Praça Padre João Menendes, em frente à Igreja Matriz de São José, em Salesópolis. O objetivo é sensibilizar os moradores da cidade a doarem dinheiro ou brinquedo para a 5ª Edição do Natal Solidário.

“Se um dia meus pais me proporcionaram o prazer de ter uma bicicleta, muitos não têm essa condição. Tenho 46 anos e não vou deixar de acreditar num futuro melhor, peço a colaboração de todos, pois se investirmos no esporte e na cidadania contribuiríamos na formação de uma juventude melhor”, destacou o ciclista.

Durante o evento, haverá shows e exposições de carros antigos na praça para chamar atenção dos moradores.

Tonheca pratica o ciclismo desde 2010. Ele conta que está acostumado com percursos de longa distância, pois, no mês de agosto, concluiu a série 2016 do ACP (Audax Club Parisien). O clube francês contemplou o ciclista com o título de Super Randonneurs, sendo o único da região do Alto Tietê.

Em 2010, 2011, 2012 e 2013, Tonheca participou de vários campeonatos e provas isoladas de Mountain Bike (MTB). Já em 2014, 2015 e 2016, migrou para as provas na estrada, conhecidas como ciclismo de longa distância (Audax) e Randonneurs (caminhante).

 

AUDAX

A cada quatro anos, na França, é realizada a competição Audax PBP (Paris-Brest-Paris), o mais famoso dos brevets. Com 1.225 km é considerada a “Copa do Mundo” dos ciclistas de longa distância e reúne milhares de ciclistas.

As provas de Audax são disputadas em altíssimo nível de resistência e orientação em estradas, geralmente pavimentadas, destinadas também para praticantes iniciante e ciclistas de final de semana, não necessitando ser um atleta com bom desempenho. Este fato justifica a participação de muitos atletas.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.