Cidade é destaque entre município de porte médio em índice de gestão

IEGM

 

Cidade é destaque entre município de porte médio em índice de gestão

 

Guararema é destaque regional entre os seis municípios de porte médio do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), que avaliou os quesitos Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação. Na avaliação geral, Guararema foi considerada “muito efetiva”, ficando acima da média do Estado de São Paulo e se destacando entre os demais municípios de porte médio do Alto Tietê. Os números são referentes ao ano de 2014.

Destaque no município e vitrine para as cidades vizinhas, a Educação ficou com a melhor classificação do índice, sendo considerada “altamente efetiva”. Para a avaliação, o TCE levou em conta informações sobre avaliação escolar, Plano Municipal de Educação, infraestrutura, merenda escolar, qualificação de professores, transporte escolar, material e uniformes escolares. Assim como na Educação, Guararema também obteve nota máxima na avaliação do quesito Planejamento, que deu ênfase aos programas e ações planejados e executados, bem como os reflexos na qualidade de vida do município.

Para o prefeito de Guararema, Adriano Leite, a priorização na área da Educação foi responsável pelo resultado positivo na avaliação do TCE. “Guararema sempre tratou a Educação como prioridade e não é à toa que hoje somos referência para toda a região. Esse resultado só foi possível graças ao nosso olhar e nossa atenção especial com a área que acreditamos ser o caminho para o progresso do nosso país”, disse.

O prefeito destacou ainda os investimentos realizados na área e as ações que garantem a melhoria da qualidade do ensino público municipal. “A construção de escolas em diversos bairros, a adoção do Sistema Poliedro de Ensino no ano passado, que garante a qualidade da Educação Infantil no término do quinto ano, preparando as crianças para enfrentar uma nova etapa da vida, e a valorização dos profissionais da Educação são algumas das nossas ações que garantiram o resultado positivo”, revelou.

Os quesitos Saúde e Gestão Fiscal foram classificados como “muito efetivos”. Para avaliar a Saúde, o Tribunal levou em conta o trabalho da Prefeitura com relação à saúde básica, atendimento à população para tratamento de doenças e cobertura das campanhas de vacinação. No caso do índice Fiscal, a transparência da administração municipal e a obediência aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal foram fundamentais para a classificação de Guararema.

Dando continuidade à avaliação, o Índice Municipal de Governança de Tecnologia da Informação, que mediu o conhecimento e o uso dos recursos de Tecnologia da Informação em favor da sociedade, foi considerado “efetivo”.

Em meio ambiente, Guararema foi classificada como “em fase de adequação”.