Clube do Pedal reúne amantes do ciclismo em Mogi

Primeiro encontro do grupo, com concentração e pedalada, será neste sábado (7), a partir das 8h15, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes

 

Da Redação / Foto: Divulgação

 

Praticar ciclismo com segurança, técnica, bem estar e ainda fazer amigos e contribuir para a preservação do meio ambiente. Estes são alguns dos diferenciais do Clube do Pedal do Clube de Campo de Mogi das Cruzes (CCMC), que reúne praticantes desta modalidade esportiva que cresce cada vez mais na cidade. O primeiro encontro do grupo será neste sábado (7), a partir das 8h15, no CCMC.

“Nosso foco é manter o bem estar, a saúde e a união, sempre preocupados com a preservação do meio ambiente”, diz o organizador do projeto Clube do Pedal CCMC, Marcus Aurelius Vaz. “A modalidade mais praticada é o mountain bike”, acrescentou.

O Clube do Pedal terá atividades estruturadas em sábados diferentes para atender os praticantes em vários níveis e, ao mesmo tempo, tornar a pedalada mais agradável e uniforme. O primeiro sábado de cada mês será dedicado aos iniciantes da modalidade. No segundo sábado, a atividade eleva a condição do iniciante a um patamar acima – quando a pedalada começa a exigir um pouco mais do ciclista.

No terceiro sábado de cada mês, quem pedala são os que estão no nível intermediário e que encontrarão percursos com ritmos que irão exigir maior preparação física. No último sábado, será a vez  dos atletas considerados experientes, nível que exige treino, dedicação e noção de distância, ritmo e autoconhecimento do condicionamento físico.

Para participar, associados devem fazer a inscrição no Departamento de Esportes do CCMC. O primeiro encontro no sábado terá concentração às 8h15; a partir das 8h30, o grupo sai para pedalar. Marcus Aurelius Vaz lembra que cada nível de pedal exige preparo físico. Segundo ele, caso o atleta não pedale no decorrer da semana, o ideal é praticar outras atividade físicas, como, caminhar, correr, nadar, fazer aula de bike e musculação.

Além disso, antes de cada pedal, é importante que o atleta faça o check in da bike: calibragem dos pneus, regulagem das marchas, lubrificação da corrente, verificação dos freios, ciclo computador e luminosos traseiros e dianteiros. Alguns itens são recomendados a cada passeio: kit remendo (remendo, cola para remendo, bomba de ar, câmara de ar reserva), capacete, óculos, jogo de ferramentas apropriadas para a bike. Água, alimentos e repositores, isotônico, celular, carteira de identidade, dinheiro ou cartão para eventuais despesas decorrentes da atividade também são indispensáveis.

 

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.