DAEE anuncia novas etapas para desassoreamento de cursos d’água no Alto Tietê

 Itaquaquecetuba terá desassoreamento do Tietê em abril; a convite do Condemat, superintendente Ricardo Borsari estará na região no próximo mês para detalhar investimentos e melhorias técnicas. Foto: Divulgação

 

Em reunião com representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) na tarde desta segunda-feira (06), o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, anunciou novas etapas para o desassoreamento de rios e córregos que cortam a região. No próximo mês ele virá na sede do conselho, em Mogi das Cruzes, para uma nova reunião com os prefeitos para detalhar investimentos e melhorias técnicas para o Alto Tietê.

Entre as novidades anunciadas pelo superintendente do DAEE está a nova etapa de desassoreamento do Rio Tietê. As obras, atualmente em Mogi das Cruzes, serão levadas para Itaquaquecetuba a partir de abril. Depois, serão contemplados os trechos de Suzano e Poá.

“Estamos atacando primeiramente os municípios em que o Tietê apresenta condição mais crítica e com risco de enchentes. Então, de Mogi vamos para Itaquaquecetuba e depois volta para Suzano e Poá”, explicou Borsari, durante audiência articulada pelo Condemat em parceria com a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Alto Tietê.

O superintendente do DAEE também anunciou o avanço das obras de limpeza do ribeirão Araraquara, realizadas em Arujá, até a cidade vizinha de Santa Isabel. O serviço foi uma das principais demandas apresentadas pelo município e será executado em parceria com a Prefeitura.

Ainda sobre desassoreamento, Borsari falou das obras no Córrego do Baquirivu (limpeza e canalização), no município de Guarulhos, e recebeu o pedido do Condemat para execução de serviços também no Rio Guaió, que passa pelas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba.

O presidente do Condemat, Adriano Leite (PR), entregou um ofício com diversas solicitações para a região ao superintendente do DAEE, o qual recebeu também demandas apresentadas diretamente pelos representantes dos municípios.

Mogi das Cruzes, por exemplo, solicitou a limpeza do Rio Tietê nas proximidades da Estação de Captação, no Cocuera, trecho que não foi contemplado no pacote em execução atualmente. Já Salesópolis reivindicou melhorias na região do Aterrado.

“O superintendente foi bastante receptivo e vai avaliar as demandas apresentadas, junto ao corpo técnico do DAEE, para uma devolutiva. Ele aceitou o convite para estar em abril no Condemat e nessa reunião  deve dar mais detalhes sobre os investimentos na Região, além de apresentar algumas melhorias técnicas e administrativas que o Daee está preparando em algumas áreas”, avaliou o presidente do Condemat.

 

Mais reuniões

Nesta semana, o Conselho de Prefeitos do Condemat tem mais duas agendas com órgãos do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (9), às 14h30, com o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, e na sexta-feira (dia 10), às 10h30, com o secretário de Estado da Educação, Renato Nalini.