Desassoreamento dos rios no Alto Tietê terá primeira fase ainda neste semestre

Licitação deve ocorrer até junho, prevê Estevam Galvão

Da Redação / Foto: Divulgação

Em audiência com o deputado Estevam Galvão (DEM) na quarta-feira (8), o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, informou que ainda neste mês deverá ser aberto o processo licitatório para a retomada das obras de desassoreamento do Rio Tietê, beneficiando toda a região – desde Itaquaquecetuba até Salesópolis.

“O desassoreamento na região do Alto Tietê é uma prioridade para nós. Nossa expectativa é abrir o processo licitatório ainda neste semestre”, afirmou o secretário de Estado.

O desassoreamento do rio, iniciado em São Paulo, teve suas obras paralisadas no final do lote 3. O objetivo é retomar deste ponto e finalizar todo o lote 4, que contempla as cidades do Alto Tietê. “Queremos fazer todo o desassoreamento do rio, desde a Penha (SP) até Salesópolis, passando por Itaquá, Suzano, Mogi, enfim, toda a região”, reforçou o secretário.

Para o deputado, a finalização das obras representará um grande avanço no combate às enchentes em toda a região. “Esse lote de obras já deveria ter sido realizado. Lutamos há muitos anos pelo desassoreamento e enquanto ele não é concluído a população é obrigada a enfrentar enchentes, alagamentos e demais transtornos causados pelas fortes chuvas.”

Estevam cobrou ainda melhorias no saneamento de Itaquá, como as intervenções no Córrego Três Pontes, o pôlder da Vila Japão e a Barragem da Penha. “São obras que aguardamos há pelo menos cinco anos, importantes para garantir melhoria do saneamento na região.”