Desassoreamento dos rios no Alto Tietê terá primeira fase ainda neste semestre

Licitação deve ocorrer até junho, prevê Estevam Galvão

Da Redação / Foto: Divulgação

Em audiência com o deputado Estevam Galvão (DEM) na quarta-feira (8), o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, informou que ainda neste mês deverá ser aberto o processo licitatório para a retomada das obras de desassoreamento do Rio Tietê, beneficiando toda a região – desde Itaquaquecetuba até Salesópolis.

“O desassoreamento na região do Alto Tietê é uma prioridade para nós. Nossa expectativa é abrir o processo licitatório ainda neste semestre”, afirmou o secretário de Estado.

O desassoreamento do rio, iniciado em São Paulo, teve suas obras paralisadas no final do lote 3. O objetivo é retomar deste ponto e finalizar todo o lote 4, que contempla as cidades do Alto Tietê. “Queremos fazer todo o desassoreamento do rio, desde a Penha (SP) até Salesópolis, passando por Itaquá, Suzano, Mogi, enfim, toda a região”, reforçou o secretário.

Para o deputado, a finalização das obras representará um grande avanço no combate às enchentes em toda a região. “Esse lote de obras já deveria ter sido realizado. Lutamos há muitos anos pelo desassoreamento e enquanto ele não é concluído a população é obrigada a enfrentar enchentes, alagamentos e demais transtornos causados pelas fortes chuvas.”

Estevam cobrou ainda melhorias no saneamento de Itaquá, como as intervenções no Córrego Três Pontes, o pôlder da Vila Japão e a Barragem da Penha. “São obras que aguardamos há pelo menos cinco anos, importantes para garantir melhoria do saneamento na região.”

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*