Diferença entre nutrologia e nutrição

O nutrólogo é quem pode receitar medicamentos para o paciente. Já o nutricionista, além de montar uma dieta, ensina hábitos saudáveis. Fotos: Divulgação

 

Quem precisa perder, ganhar peso ou adotar uma reeducação alimentar deve fazer acompanhamento especializado. Atualmente, no Brasil, dois profissionais da saúde estão capacitados para atender pacientes que sofrem de desequilíbrios nutricionais: o nutricionista e o nutrólogo. Mas qual a diferença entre os dois?

Saúde_Nutrição e Nutrologia - foto 2 @arquivopessoalSegundo a médica nutróloga Tatiana Rodrigues Lourenço Reimão, a diferença entre as especialidades está na formação. “O nutricionista é graduado em nutrição e o nutrólogo é um médico especialista. O profissional de nutrologia é aquele formado em medicina e com posterior especialização na área de nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar remédios e solicitar exames médicos”, explicou.

O nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar.

O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo. “O ideal seria que houvesse uma parceria entre os dois profissionais para dar um suporte completo para o paciente. O nutrólogo pode pedir exames e o nutricionista possui um arsenal de diagnóstico terapêutico”, ressaltou Tatiana.

Tatiana citou ainda um exemplo claro da diferença entre as duas profissões. “Eu tive um paciente que apresentou índice de diabetes e estava acima do peso. Perguntei do sono e verifiquei que ele tinha apneia. Pacientes que sofrem de apneia têm incidência de evoluir diabetes. Na época, eu solicitei um exame de polissonografia, onde só um médico pode fazer esse pedido”.

Geralmente, o nutrólogo busca dar orientações a respeito de uma alimentação mais balanceada, visando corrigir peso (tanto o excesso quanto a falta) e preservar a saúde. O nutricionista, além de montar uma dieta individualizada a partir da análise dos nutrientes no organismo, ensina hábitos mais saudáveis e indica os nutrientes corretos em suas devidas proporções.

A função de ambos é a correção de desequilíbrios nutricionais e a reeducação alimentar. Esses profissionais ensinam ao paciente como se alimentar corretamente, verificam as deficiências e excessos nutricionais de cada metabolismo e indicam a ingestão correta de macro e micronutrientes.

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *