Do Brasil para Portugal: Em Ferraz, Jiu-Jitsu rompe fronteiras e realiza sonhos

Jovens do jiu-jitsu sonham com campeonato fora do País

 

Por Gabriel Dias / Foto: Bruno Arib

 

O sonho de conquistar um lugar mais alto no pódio depois de uma grande luta pode ser tornar realidade na vida de cinco jovens do projeto de Jiu-Jitsu “Brizidojj”, de Ferraz de Vasconcelos. Empenhados em treinar e garantir que todos os golpes estejam em perfeita sincronia, o grupo de adolescentes que pretende lutar em Portugal no ano que vem sonham com as medalhas de ouro e um pouco mais de reconhecimento.


Liderados por Marcelino Brizido, o Mestre Lee, Thiago Almeida, de 19 anos, Amanda Moreira, 21, e mais três jovens prodígios buscam por meio de uma “vaquinha” fundos para garantir a viagem até Portugal.


Uma estadia de apenas uma semana no País lusitano supera a casa dos R$ 10 mil, de acordo com as contas do grupo. Agora, tanto para o Mestre Lee quanto para seus alunos, a luta será fora dos tatames. “Será conquistando o carinho do público e mostrando que o Jiu Jitsu salva vidas”, fala Thiago.


“Criei o projeto Brizidojj para tirar os jovens das ruas e da facilidade que as drogas trazem para a vida deles. Eles são o nosso futuro. Começamos o projeto com poucas crianças, agora, nosso número aumentou que até a conta perdemos”, brinca o Mestre Lee.


Ainda de acordo com Lee, o projeto que tinha o fundamento de ajudar os jovens revelou grandes talentos para o Jiu-Jitsu. Ele fala que a partir daí entendeu que alguns dos adolescentes tinham reais condições para entrar em campeonatos e se destacar. Este é o caso de Thiago Almeida, que nas primeiras oportunidades brilhou nos tatames. “Eles são sérios quando estão no treinamento.”


Amanda, de acordo com os professores, é uma das mais engajadas e renomadas atletas no jiu-jitsu. Especialista em estrangulamento, a jovem de sorriso tímido tem várias medalhas conquistadas em diversos campeonatos pela região e no Estado.


As pessoas podem contribuir com a campanha acessando o link https://goo.gl/QPjiC2.