Em 2019, mais de 100 motoristas já foram multados por estacionar em vagas de deficientes em Itaquá

Em 2018 foram 338 medidas punitivas pelo mesmo motivo

Da Redação

Um levantamento da Secretaria Municipal de Transportes de Itaquaquecetuba mostra que 102 motoristas foram multados por estacionar em locais reservados para veículos guiados por portadores de necessidades especiais. Os números se referem ao período de 1 de janeiro a 15 de maio de 2019. Em 2018 foram 338 medidas punitivas pelo mesmo motivo.

Já em relação a ocupação irregular das vagas destinadas aos idosos, foram 506 multas em 2018 e 74 em 2019 até a primeira quinzena deste mês.

De acordo com o secretário de Transportes, Rosinaldo Castro, o Nando, ainda existe uma grande parcela dos motoristas que não respeita os estacionamentos demarcados para portadores de necessidades especiais e idosos.

“Infelizmente muitos motoristas não respeitam as vagas especiais e quando são abordados pelos agentes de trânsito vem com alegações do tipo ‘é rapidinho’, ‘só vou pegar algo’, ‘estou só esperando alguém’ e outras coisas do tipo, mas esse tipo de comportamento não invalida a multa e a falta de respeito com as pessoas”, comentou o secretário.

Nando ainda ressaltou que a campanha Maio Amarelo, realizada neste mês em Itaquaquecetuba, aborda profundamente o tema sobre respeitar os grupos prioritários no trânsito da cidade.

“Fizemos uma ação importante de conscientização sobre a importância de se respeitar o próximo, não ocupando as vagas destinadas as pessoas deficientes e aos idosos, tivemos um apoio grande da população e de entidades”, falou Nando.

A programação do Maio Amarelo segue nesta quarta-feira (22), com a campanha “Pedestre Consciente” e a participação do grupo da Melhor Idade em frente à Estação da CPTM de Itaquaquecetuba. Já no dia 24 será a vez da Caminhada pela Paz com os alunos da escola municipal Leolino dos Santos.

No dia 31, último dia da campanha, será realizado na Praça Padre João Álvares, no Centro, o “Abraço pela Paz no Trânsito”, com apoio de entidades, munícipes e secretarias municipais.

Confira a programação do Maio Amarelo:

Dia 22 – às 10 e as 14 horas – Campanha “Pedestre Consciente” com a participação do grupo da Melhor Idade em frente à Estação da CPTM de Itaquaquecetuba.

Dia 24 – às 15h30 – Caminhada pela Paz com os alunos da escola municipal Leolino dos Santos.

Dia 31 – às 09h30 – Encerramento com o “Abraço pela Paz no Trânsito” na Praça Padre João Álvares – Centro.