Sem auxílio do governo estadual, entidade beneficente pode cessar atividades em Bertioga

A Associação Nossa Senhora de Fátima, que assiste mais de 200 crianças e adolescentes, está ameaçada de encerrar os trabalhos

Por Aristides Barros / Fotos: Divulgação

O casal Expedito Antônio dos Santos, de 69 anos, e Marli de Oliveira Santos, 65, está à frente dos trabalhos da ABCNSF (Associação Beneficente da Comunidade Nossa Senhora de Fátima), com sede na Vista Linda, em Bertioga, onde com dificuldades atende 240 crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, destinando a elas atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de lazer. 

As dificuldades começaram após o fim do contrato que a entidade tinha com o governo estadual por meio do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), que subsidiava financeiramente o Projeto Bem Querer, uma das ações da ABCNSF. 

“O contrato com o Condeca foi assinado em 2017 e com ele implantamos o Centro de Convivência. No entanto, devido este ano – 2018 – ter sido um ano eleitoral, não foi realizado novo edital que pudesse possibilitar a continuidade do projeto”, disse Expedito, que é o presidente da associação.

Recentemente, uma assistente social do Condeca, ao visitar a entidade, informou que agora com o término das eleições os editais para a escolha e patrocínio de projetos devem ser reiniciados. “Estamos confiantes de que conseguiremos novamente o auxílio do Estado para continuar o projeto”, disse Marli, que coordena os projetos da associação. 

Além do “Bem Querer”, a associação tem outros projetos. Mas, o que é voltado à crianças e adolescentes desperta o carinho do presidente, da coordenadora e de todos os voluntários da ABCNSF, que até evitam falar na possível desativação do Centro de Convivência.

No local, meninos e meninas ficam de segunda a sexta-feira, em horários que não os desobrigam de frequentar a escola. “Quem estuda de manhã vem para cá depois que sai da escola, e os que estudam à tarde ficam aqui no período da manhã”, revela Expedito.

De acordo com Marli, a ABCNSF tem toda a documentação que credencia sua participação nos processos licitatórios do Condeca, o que garante o direito de ter seus projetos sociais patrocinados pelo órgão.  “Temos todos os certificados necessários e exigidos para isso”, assinalou.

A reportagem entrou em contato com o Condeca e o órgão afirmou que: “Está prevista a abertura do Chamamento Público Edital 2018-2019 ainda este ano.”

 

FIRMEZA – Até não acontecer os novos editais de licitação, a entidade vai contornando a falta de verba na realização de eventos beneficentes, vendas de produtos de panificação feitos em sua sede pelas voluntárias, no apoio decisivo do Lions Clube de Bertioga e da Associação Amigos do Hanga Roa e de outros colaboradores que preferem manter o anonimato. “No momento estamos necessitando de doações de alimentos, porque as crianças fazem as refeições aqui”, revelou Expedito.

Interessados em colaborar com a entidade podem depositar uma quantia de qualquer valor em nome da Associação Beneficente da Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Banco Bradesco / Agência: 2215 / Conta corrente: 0033305-0. O CNPJ da Associação é: 08.326.390/0001-04.

A ABCNSF mantém as portas abertas aos que queiram conhecer e acompanhar os trabalhos, o que também pode ser feito pela Fanpage da entidade https://pt-br.facebook.com/centrodeconvivenciabemquerer/  

Mais informações pelos fones (13) 3311-7312 / (13) 3311-7121 ou pelo e-mail: associacao.bertioga@gmail.com

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*