Exposição “Poá 70 anos” terá abertura nesta sexta-feira (26)

Museu Padre Eustáquio organiza mostra e convida público à reflexão sobre a preservação da história da cidade

 

Da Redação / Foto: Reprodução-Acervo Câmara de Poá-Silvio de Carvalho Filho

 

Nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, o Museu Padre Eustáquio, em Poá, fará a abertura oficial da nova exposição “Poá 70 anos – Uma história que merece ser preservada”. O evento é gratuito e a mostra vai até o dia 19 de maio. A classificação indicativa é livre.

A mostra reúne fotografias das décadas de 50 até os anos atuais dentro de quatro perspectivas: desenvolvimento urbano, presença religiosa, valorização cultural e contemporaneidade. A maior parte do acervo pertencente à Câmara Municipal é do jornalista Silvio de Carvalho Filho, ex-proprietário do extinto Jornal Notícias de Poá.

Mais do que reunir aspectos simbólicos e marcantes da trajetória poaense, a exposição se apresenta como um convite à reflexão do público sobre a preservação da história e da memória da cidade. Um manifesto às autoridades e a sociedade para que todos possam se envolver em propostas que visem à preservação, seja ela do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico e imaterial do município.

Para a abertura foram convidadas as principais autoridades políticas dos poderes Executivo e Legislativo e organizações da sociedade civil. Na primeira parte do evento haverá discursos e manifestos. Em seguida, o público vai conferir a exposição.

 

Atividades

A mostra funcionará aos sábados e domingos, ao público em geral e às quartas e sextas para grupos de escolas e instituições. A atividade integra ainda a Semana Nacional dos Museus, promovido pelo Ibram – Instituto Brasileiro dos Museus, do Ministério da Cidadania. Neste ano, a Semana acontecerá entre os dias 11 e 19 de maio. Já na sua 17ª edição, o tema será: “Museus como Núcleos Culturais – O Futuro das Tradições”. Neste período haverá rodas de conversa sobre o papel dos museus para a preservação histórica municipal e também um cine debate sobre as memórias poaenses. Todas as atividades são gratuitas. Nesta semana também haverá atividades da campanha mundial #MuseumWeek, que incentiva a visita aos museus em todo o mundo.

 

SERVIÇO

Exposição – Poá 70 anos

Data: de 26/04 a 11/05

Horário: Abertura (26/04) às 19h; demais horários consulte programação abaixo

Local: Museu Padre Eustáquio – Rua Padre Eustáquio, 49 – Centro, Poá, SP

Valor: Grátis

Classificação: Livre

 

PROGRAMAÇÃO

Exposição Poá 70 anos: uma história que merece ser preservada

Local: Museu Padre Eustáquio

Datas:

Sábados

Em Abril

Dia 27 – das 10h30 às 21h

 

Em Maio

Dias 04 e 11 – das 10h30 às 21h

Dia 18 – das 10h30 às 18h

 

Domingos

Em Abril

Dia 28 – das 8h às 13h e das 17h30 às 21h

 

Em Maio

Dia 05 – das 8h às 13h e das 17h30 às 21h

 

Quartas e Sextas

Dias 03, 08, 10, 15 e 17/05 – das 14h às 18h

 

Atividades da Semana Nacional dos Museus

 Roda de Conversa

Tema: Museus como Núcleos Culturais

11/05 – das 9h às 12h

Local: Auditório do Centro de Evangelização Padre Eustáquio

 

Encerramento

Cine Debate – Memórias do Olhar (Produção dos alunos do Ponto de Cultura – Reino da Garotada de Poá)

19/05 – das 9h às 13h