Festa da Tainha atrai 5 mil pessoas

No período, cerca de duas toneladas do peixe foram consumidas. A expectativa é que oito toneladas sejam consumidas até 31 de julho. Foto: Marcos Pertinhes

 

Cinco mil pessoas, entre turistas e munícipes, já passaram pela Festa da Tainha de Bertioga, que teve início no dia 1º. A expectativa dos organizadores é de que sejam consumidas oito toneladas do peixe até o encerramento da festa, no próximo dia 31. A realização está em sua 39º edição e é organizada pelo Lions Clube, com o apoio logístico da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura. A festa acontece na estrutura montada na Praça de Eventos, no Centro, com capacidade para receber, simultaneamente, mil pessoas.

A Festa da Tainha de Bertioga é realizada sempre às sextas-feiras, com jantar, a partir das 20 horas; aos sábados, com almoço e jantar, a partir do meio-dia; e aos domingos somente almoço. O convite custa R$ 85,00, porém, às sextas-feiras é realizada a ‘Noite Caiçara’, quando há promoção na venda do convite, com o preço a R$ 75,00 – uma forma de incentivar a população local a prestigiar o evento. Uma tainha serve bem a três pessoas.

O convite dá direito à tainha servida assada na brasa (inteira ou espalmada), com acompanhamento de arroz quentinho, farofa bem temperada, vinagrete e pão, servidos pelo sistema self-service, no qual o visitante pode se servir à vontade. Já as bebidas, vinhos nacionais e importados, cerveja e refrigerante são vendidos à parte. No local, o visitante ainda conta com a venda de fritas, doces, batidas e caipirinhas.

 

Novidades

Nesta edição, a Festa da Tainha veio com novidades. Além dos 60 funcionários que estão trabalhando para atender os visitantes, os ‘filhotes’ dos leões estão colaborando com os pais, com o intuito de manter a tradição do evento, que é considerado um dos festivais gastronômicos mais importantes da região. Representantes da Associação Nossa Senhora de Fátima e da Creche Recanto Infantil – entidades que o Lions Clube ajuda com o que é arrecadado no evento -, também estão colaborando com trabalho voluntário nos fins de semana.

Outra novidade este ano é o espaço que foi criado no local da festa para atender a pessoas com deficiência. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condefi), Shirley Nagai, que faz parte do Lions, a iniciativa foi pensada em conjunto, visando dar mais conforto e comodidade, sobretudo aos cadeirantes. O espaço conta com 15 mesas e fica na entrada principal da tenda montada na Praça de Eventos.

 

Serviço

A Praça de Eventos está localizada na avenida Thomé de Souza, ao lado do Parque dos Tupiniquins e Forte São João – Praia da Enseada (Centro). O acesso ao local é livre.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *