Gutenberg: tradição em ensino

Colégio tem projeto pedagógico próprio, é parceiro do SER, que atende à proposta de ensino, e oferece total infraestrutura aos seus alunos, em instalações apropriadas ao desenvolvimento deles. Foto: Lailson Nascimento

 

O Colégio Gutenberg, localizado em Mogi das Cruzes, tem procurado se diferenciar das demais instituições privadas da cidade. Para se manter entre as primeiras opções dos pais, uma das marcas da escola é a inovação. Atendendo estudantes a partir dos dois anos de idade, a escola entende que o crescimento conjunto das crianças desde os anos iniciais contribui, no aspecto social, para uma sociedade que compartilha de uma mesma linha de valores.

Ao Gazeta Regional, o Gutenberg divulgou os principais projetos para 2016. “A marca da qualidade no nosso sistema educacional é o respeito que temos por aqueles que nos confiam todos os anos a instrução de seus filhos”, disse a diretoria da instituição, complementando que “o colégio busca aprimorar a administração, tanto pedagógica, quanto administrativa, o colégio vem buscando por meio de profissionais qualificados tornar a instituição muito melhor para todos os alunos, colaboradores, professores e pais possam realmente sentir que esta instituição é a extensão de suas casas”.

A escola irá manter parcerias que já dão certo, como é o caso das aulas de dança, judô, taekwondo, inglês, os cursos do pólo presencial da Faculdade Estácio (por meio do Ensino a Distância – EAD), além das atividades complementares, como o cursinho preparatório para vestibulares e concursos. Para 2016, o Colégio Gutenberg também quer implantar o Ensino Médio Noturno e cursos profissionalizantes.

 

SER

O Colégio Gutenberg é parceiro do SER, Sistema de Ensino da Abril Educação no Ensino Fundamental II e Médio, que atende a proposta pedagógica da instituição, planejamento educacional e interdisciplinar, além de apresentar material didático moderno e atualizado.

“A parceria com o Sistema de Ensino SER reforça as nossas metas de crescimento e inovação. A proposta de inspirar atitudes da escola para o mundo vai ao encontro de nossa missão de contribuir para um futuro melhor. A parceria com o Sistema de Ensino SER incrementa nossas atuais ferramentas de gestão, comunicação e tecnologia”, disse a diretoria.

 

Gutech

Na área de tecnologia, o Colégio Gutenberg pretende intensificar o projeto Gutech em 2016, que tem como finalidade a construção da autonomia, proatividade, socialização dos valores morais, trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade e responsabilidade. A Robótica como ciência multidisciplinar prioriza o uso e entendimento da tecnologia nas mais variadas idades, atingindo alunos do 2º ano ao 9º do Ensino Fundamental.

 

Metodologia

A escola utiliza metodologia de ensino renovada e está sempre atualizada no uso de novas tecnologias. Dentro desse processo, o professor estimula o aluno a desenvolver competências e habilidades, respeitando a individualidade.

O colégio possuí um método de ensino próprio, valorizando a participação do aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem. Prioriza-se também, a formação contínua de seus profissionais, além de permitir ao corpo discente um processo avaliativo contínuo.

No intuito de aproximar a linguagem escolar das diversas mídias presentes no mercado, o Colégio Gutenberg, adota como apoio de sua prática docente o quadro digital, além de manter o projeto laboratório de robótica e o teclado digital.