Ilhabela faz abertura oficial do Campeonato Brasileiro da Classe 420 de Vela

A Capital Nacional da Vela abriga diversos eventos náuticos ao longo do ano. Fotos: Divulgação

 

Na manhã desta terça-feira (17), foi realizada a abertura oficial do Campeonato Brasileiro da Classe 420, na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”. O evento é realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em conjunto com a Associação Brasileira da Classe 420, sob a supervisão da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). A Capital Nacional da Vela abriga diversos eventos náuticos ao longo do ano.

Vela (1)“Com grande alegria faço hoje a abertura deste evento. É um sonho realizado poder usar esta estrutura (Escola Municipal de Vela “Lars Grael”), este canal e resgatar a Ilhabela Capital da Vela. Tenho certeza de que muitos eventos de grande importância no cenário nacional serão realizados aqui em nos próximos meses”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

O evento é aberto para toda classe 420 e conta com 26 barcos e 52 velejadores das divisões geral, júnior e feminino. As regatas estão acontecendo no Canal de Ilhabela e o percurso definido no dia de cada regata, após verificada as condições do vento. As competições seguem até o dia sábado (21), sempre a partir das 13h.

A entrega dos prêmios será durante cerimônia de encerramento (21), quando serão premiados os cinco melhores na categoria Geral, do 1º ao 3º Lugar na categoria Júnior, e também do 1º ao 3º Lugar na categoria Feminino, a partir das 18h.

 

Classe 420

A Classe 420 é uma classe da vela jovem composta por duplas de velejadores a partir de 14 anos. A embarcação é conhecida por possuir 4,2 metros de comprimento e ser um barco econômico e ligeiro. Para os atletas que pretendem ingressar na vela olímpica, a classe 420 é uma excelente embarcação de desenvolvimento, tornando-se assim a porta de entrada para o velejador que planeja ser um atleta olímpico. Além disso, a World Sailing (Federação Internacional de Vela) realiza campeonatos internacionais de vela jovem, onde esta classe é uma das participantes.