Jardim Santa Rosa ainda “espera” a visita do prefeito Aguilar Junior

Revolta: Depois das eleições, gestor nunca mais deu as caras no bairro onde prometeu melhorias

Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib

Ilhados pela falta de ações da Prefeitura de Caraguatatuba na solução dos vários problemas do bairro, os moradores do Jardim Santa Rosa – também conhecido como Morro do Chocolate – fazem uma bateria de reclamações contra o prefeito Aguilar Junior (MDB), a quem dizem “estar esperando para uma nova visita à localidade, onde apareceu apenas quando ainda estava fazendo campanha para chegar à prefeitura”, mas, depois que venceu o pleito, sumiu do mapa.

SEM O BÁSICO – População pede no mínimo saneamento

“Nunca mais veio aqui”, disse o comerciante Joel da Silva Dias, 54 anos, o Ceará, que é uma das lideranças do bairro. “Prometeu que traria as melhorias que nós necessitamos, que é pavimentação das ruas, rede de esgoto e iluminação pública”, completou o comerciante. “Só ficou na promessa e, na verdade, eu nem lembro mais como é o rosto desse sujeito”, emendou o pedreiro José Rodrigues dos Santos, 43.

O autônomo Antônio Francisco Pereira Bezerra, 53, afirma que a população do bairro não se nega a pagar a tributação pelos serviços que a prefeitura pode realizar na localidade. “Mas é preciso que a administração faça algo pela gente. Estamos abandonados à própria sorte”, se queixou.

A comerciante Maria da Gloria Gonçalves de Abreu, 49, enfatizou. “Ele passou por aqui na época da eleição, fez um mundaréu de promessas e depois que ganhou se esqueceu completamente de nos ajudar. É uma infelicidade, porque aqui no bairro somos todos trabalhadores, cumprimos com a nossas obrigações de cidadãos. Falta o prefeito honrar os votos que nós confiamos a ele”, reivindicou a moradora.

Além de rede de esgoto, pavimentação e iluminação pública, os moradores pedem que sejam realizadas obras de contenção de enchentes. “Quando chove, boa parte do bairro fica debaixo d’água e as pessoas daqui perdem o pouco que têm”, revela a comerciante. De acordo com ela, cerca de 800 famílias moram na localidade.

IMPASSE – Um problema judicial dificulta a vida dos moradores do bairro após ter aparecido uma pessoa que diz ser proprietária da área onde foi erguido o Santa Rosa. “Independente dessa questão a prefeitura não pode virar as costas para as pessoas que vivem aqui. Têm moradores que estão no bairro já há mais de 30 anos, entra governo e sai governo e tudo continua a mesma coisa. Precisamos de administradores que olhem por nós”, finalizam, em coro, os moradores.

O QUE DIZ A PREFEITURA – Indagada sobre os problemas do bairro, a administração respondeu que “desde 2018, a Prefeitura de Caraguatatuba está pleiteando junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) recursos da ordem de R$ 350 mil para obras de esgotamento sanitário para a região do Jardim Santa Rosa, que fica próximo ao Morro do Chocolate.” “Este foi o primeiro passo dado para toda uma ação integrada que a prefeitura está promovendo para a regularização da área. O objetivo é criar condições para que os moradores, em breve, possam também ser beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária”, promete o governo Aguilar Junior.