LBAK: Há 4 anos garantindo acesso à Educação das crianças de Biritiba

Transporte escolar eficiente faz a diferença na vida das crianças da cidade de Biritiba Mirim

  

Por Gabriel Dias / Foto: Bruno Arib 

  

A missão de transportar o futuro do país é uma das mais difíceis e a que mais requer atenção. Claudinei Neres faz isso há dois anos e não reclama do trabalho. Para ele, é um privilégio ter durante todas as tardes várias crianças rindo e cantando dentro do ônibus escolar que ele dirige em direção ao bairro Rio Acima, em Biritiba Mirim.

Além de Claudinei, existem muitos outros motoristas encarregados de fazer o mesmo serviço de segunda a sexta-feira em toda Biritiba. Ao todo, são 43 coletivos escolares entre ônibus, vans e micro-ônibus responsáveis por atender cerca e 2,3 mil alunos das redes municipal e estadual. Para fazer com que tudo caminhe bem, cerca de 80 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente no serviço.

Aline dos Santos, mãe do Lucas, de cinco anos, elogia o transporte escolar da cidade. “Eles cuidam dos nossos filhos como se fossem os deles. Têm amor e carinho e muito respeito, é claro.”

Há pouco mais de quatro anos, a empresa LBAK Transportes é responsável pelo transporte escolar em Biritiba. No dia 7 de abril a empresa completou mais um ano de trabalho na cidade, caindo no gosto dos pais, que deixam seus filhos sob os cuidados dos funcionários da empresa.

Quando a questão é segurança das crianças e dos funcionários, o assunto é revisto todos os dias, isso por que diariamente os coletivos escolares que circulam no município passam por revisão de freios, sinto de segurança, pneus, óleo, faróis e outros detalhes que fazem toda a diferença.

O conforto também é ponto principal em cada veículo, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Cada automóvel é equipado com sinto de segurança, além de um monitor que supervisiona toda a criançada no horário da entrada no colégio até a saída. A divisão entre os transportadores escolares também é eficaz. Segundo a empresa, são direcionados 22 veículos de pequeno, médio e, grande porte para as unidades escolares municipais. Para as estaduais são 21 veículos.

Em relação às manutenções que atendem as leis de trânsito de transportes de passageiros, a empresa também é taxativa em dizer que a periodicidade ocorre duas vezes ao ano – meio e fim do ano.

A empresa ainda frisa que os modelos dos carros que atendem as escolas de Biritiba Mirim são atuais e completamente prontos para qualquer tipo de terreno. Segundo a diretoria da LBAK, para trajetos com estradas de terra são direcionados os coletivos com mais resistência e que a atenção é redobrada.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.