Mamoru perde direção do PSDB em Itaquá e fica a um passo de ser expulso do partido do governador

Novo presidente do Diretório Estadual do partido, Marco Vinholi deve pender apoio do PSDB nas eleições de 2020 para o Delegado Eduardo Boigues, principal adversário político do atual prefeito
Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

O Diretório Municipal do PSDB de Itaquaquecetuba tem nova direção. Trata-se de Maria Aparecida Cato Dávila, esposa do presidente da Acidi (Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba), Luciano Dávila. A certidão da nova composição da direção municipal está disponível no site da Justiça Eleitoral desde o dia 3 de junho, conforme documento abaixo:

Considerando que a família Dávila é opositora ao governo do prefeito Mamoru Nakashima, que esteve à frente do mesmo partido até enfrentar um início de processo de expulsão da legenda, crescem comentários de que o PSDB apoiará, nas eleições de 2020, um dos maiores algozes políticos de Mamoru: o Delegado Eduardo Boigues, hoje filiado ao Progressistas.

A GAZETA vai trazer, até sábado (15), entrevista com a presidente dos tucanos em Itaquá. A reportagem conseguiu adiantar com a assessoria do partido, entretanto, que Maria Dávila foi escolhida para liderar o PSDB em Itaquá devido ao “grande destaque na campanha do então candidato ao Governo do Estado, João Doria, ao lado do Delegado Eduardo Boigues.”

Ainda de acordo com a assessoria, a nova mandatária faz parte da coordenação de pré-campanha do delegado. Por conta disso, uma das primeiras atitudes da nova gestão do PSDB em Itaquá, segundo adiantou a assessoria, será endossar a expulsão do atual prefeito do partido, assim como os seus correligionários.

O apoio declarado de Mamoru Nakashima ao principal adversário de Doria, Márcio França (PSB) [o que é considerado pelo Diretório Estadual como traição partidária por parte de Mamoru], somado ao apoio único do Delegado Eduardo Boigues [filiado ao Progressistas, ele fez parte da base de apoio ao tucano], iniciou-se uma movimentação política para que o PSDB abraçasse, neste momento, a pré-candidatura de Boigues a prefeito nas eleições de 2020.

Mamoru Nakashima apoiou Márcio França (PSB) em 2018, mesmo sendo filiado ao PSDB naquela ocasião. Foto: Patrícia Cruz / Divulgação
Posicionamento

A GAZETA também vai solicitar posicionamento por parte do atual prefeito. A reportagem será atualizada assim que Mamoru Nakashima se manifestar.