Minercal entrega presidência da Câmara de Itaquá bem avaliado

Sob a sua direção, Legislativo reduziu gastos com combustível e atendeu recomendações do TCE

  

Da Redação / Fotos: Bruno Arib / Divulgação

  

Perto de completar seu mandato de dois anos à frente da atual Legislatura, o presidente da Casa de Leis itaquaquecetubense, Roberto Carlos do Nascimento (PSDB), o Carlinhos da Minercal, fez um balanço positivo de seu mandato ao longo dos últimos 23 meses frente a presidência da Câmara de Itaquaquecetuba.

A avaliação otimista acrescenta, inclusive, a realização de um mandato transparente e voltado para as pessoas, plataforma do seu trabalho, que visa, ainda, defender os interesses da população e divulgar ações do Legislativo.

Durante o período da atual Legislatura, o presidente classificou sua gestão como um grande desafio. Desde que assumiu a presidência da Câmara, Carlinhos da Minercal adotou um modelo de gestão pública responsável, realizando uma administração rigorosa e séria para o bom funcionamento da Câmara.

Sobre os feitos positivos, o tucano disse se sentir realizado por implantá-los, entre eles está a realização de capacitação aos servidores e a reestruturação administrativa. A ação foi necessária para regularizar a situação da Casa de Leis junto ao TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que apontou “desproporção entre cargos em comissão e efetivos” e “excesso de assessores legislativos.” O concurso público para o preenchimento de 19 vagas foi homologado na terça-feira (18).

A Câmara de Itaquaquecetuba foi a primeira da região a realizar a devolução da frota de veículos oficiais ao Executivo, e apenas dois permaneceram no Legislativo para serviços essenciais. A medida gerou uma economia de 72,10% neste ano, em comparação com o ano passado. Em 2017, o valor gasto com seguro e combustível ultrapassou os R$ 62,7 mil. Já em 2018, foram gastos, R$ 17,5 mil.

Outro importante progresso do Legislativo implantado por Carlinhos da Minercal está a implantação do novo site, que possibilitou uma navegação mais transparente e intuitiva.
Carlinhos da Minercal agradece o apoio da população, dos vereadores e do Executivo. “Agradeço imensamente o apoio que tive de todos os vereadores. Esta foi uma gestão democrática em que empreendemos um trabalho voltado à população e, sobretudo, aos mais carentes. Sabemos que precisamos progredir ainda mais, no entanto, estamos caminhando para tornar a qualidade de vida uma realidade para nosso povo”, frisa.

  

Vereador mantém trabalho no Jardim Josely e nas adjacências

ASFALTO – Na Rua Mallet, parlamentar conversa com moradora que será beneficiada
   

Paralelamente ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, o vereador Roberto Carlos do Nascimento Tito (PSDB), o Carlinhos da Minercal, manteve o seu trabalho de realização de pequenas obras nos bairros onde tem mais atuação.

Embora reconheça que o papel de um vereador é legislar e fiscalizar o Executivo, Minercal entende que “se a gente não ajudar, não sai nada.” Para comprovar sua tese, o tucano lembra de quando ingressou no seu primeiro mandato.

“Até 2013 o Jardim Josely não tinha nada. Agora, temos 28 ruas asfaltadas, sendo que eu trouxe 100% disso para o bairro”, falou, enquanto acompanhava o início dos trabalhos na Rua Mallet, 29ª via do bairro a receber asfalto, guias e sarjetas.

Nas suas contas, a Mallet estará pronta no primeiro trimestre de 2019 e beneficiará cerca de 80 famílias. “Aí vai ser a hora de partir para as Ruas Alto Paulista, Mariluz e Marcilio José Rodrigues, para deixar o Jardim Josely 100% asfaltado”, reforça.

   

RECURSOS – Ligado ao ramo da construção civil, Carlinhos da Minercal possui máquinas, equipamentos e funcionários. Por esse motivo, ele faz uma espécie de PPP (Parceria Público Privada), doando mão-de-obra e horas de trabalho de seus maquinários, enquanto a Prefeitura de Itaquaquecetuba entra com material de construção.