Mogi recebe 2ª Parada LGBT no próximo dia 28

Manifestação cultural faz parte do calendário de eventos da Parada LGBT da capital
Da Redação / Foto: Jorge Beraldo / Divulgação

Uma das mais importantes manifestações culturais do mundo, a Parada LGBT de São Paulo é também uma das maiores dentro do movimento. O evento na capital aconteceu no último dia 23 de junho e reuniu 3 milhões de pessoas.

No mês de julho chega às cidades do interior paulista com apoio do Museu da Diversidade Sexual (MDS), equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo administrado pela organização social de cultura APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). No dia 28/07 o evento acontece em Mogi das Cruzes.

OPINIÃO – Para Gustavo Valente, membro-fundador do Fórum Mogiano LGBT, o evento também serve de momento para reflexão de toda a sociedade.

Gustavo Valente (óculos) com amigos

“A Parada LGBT em Mogi é muito importante neste momento, onde observamos um crescimento do conservadorismo que rejeita a igualdade de direitos para essa população, e ao mesmo tempo é um momento de comemoração, onde recentemente o STF [Supremo Tribunal Federal] equiparou a homofobia e transfobia ao crime de racismo.”

Ele também deixa um recado para a classe política de Mogi das Cruzes.

“Infelizmente, vejo que em Mogi não houve qualquer avanço em políticas públicas, inclusive o Conselho Municipal de Turismo aprovou um projeto para incluir a Parada LGBT no calendário oficial da cidade e o projeto se encontra paralisado na prefeitura, o mesmo ocorreu com a criação do Conselho Municipal LGBT”, criticou.

SERVIÇO

2ª Parada LGBT de Mogi das Cruzes

A cidade foi escolhida mais uma vez pelo programa “+ Orgulho” do governo estadual para sediar uma Parada. Com apoio do MDS, o evento contará com um trio elétrico e diversas atrações. A Drag Leona, selecionada em um concurso local, será a madrinha. O tema escolhido para este ano foi “Stonewall vive, 50 anos de resistência LGBT”.

Confira:

Data: 28/07, domingo / Horário: 12h às 18h na Avenida Cívica, Centro – Mogi das Cruzes.