Moradores de Arujá podem acionar guardas municipais por aplicativo

Município é pioneiro no Alto Tietê; tecnologia também conta com botão “Maria da Penha”

  

Da Redação / Foto: Divulgação 

  

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Arujá tornou-se a primeira do Alto Tietê a implantar o Aplicativo 153 Cidadão, por meio do qual os munícipes podem fazer denúncias de ocorrências ou suspeitas de crimes. O dispositivo também conta com o botão “Maria da Penha”, para uso exclusivo de mulheres sob medida protetiva da Justiça. Para estes casos, é necessário atualizar o app depois de fazer contato com a corporação.

O lançamento aconteceu na quarta-feira (19), em evento na sede da Guarda, com a presença do prefeito José Luiz Monteiro (MDB) e demais autoridades.

Segundo o subcomandante Uelton Almeida, o app está disponível para download em smartphones Android e IOS e objetiva tornar a comunicação e o atendimento de ocorrências mais rápidos, além de oferecer uma ferramenta tecnológica a mais para a população aproximar-se da Guarda.

“Ele otimiza o tempo da ocorrência de forma que no momento da denúncia nós já saberemos exatamente onde aquela pessoa está, qual seu nome, telefone, endereço e outros dados que são mantidos sob sigilo na nossa central”, explica. “Sendo uma mulher com medida protetiva, ela solicita o botão exclusivo e, após cadastro, com um clique estará mais segura porque enviaremos a viatura mais próxima para atendimento”, conclui.

O aplicativo é também um passo em direção à implantação do Gabinete de Gestão Integrada que aproxima ainda mais as forças de segurança do município e cria um sistema de comunicação e integração junto à Guarda, para apoio nas mais diversas situações. “Para o morador seria um ganho ainda maior”, diz Almeida.

   

O APP – Para utilizar o aplicativo 153 Cidadão, basta que qualquer pessoa acesse a loja de seu smatphone ou tablet, faça o download gratuito e a instalação, cadastre o número telefone e solicite o código de validação. Após recebê-lo, deve aceitar os termos de política de uso e privacidade, inserir nome, CPF, RG, profissão e e-mail.

A última atualização do aplicativo ocorreu este mês. Ele também conta com as ferramentas “Telefones Úteis” (Bombeiros, Guarda, Polícia Militar, Prefeitura e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu), “Notícias” e “Fale Conosco” (para formalização de elogio, sugestão, reclamação e informações junto à Guarda).

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*