Na ausência de Ashiuchi, moradores tapam valas em avenida de Suzano

Povo pede atenção aos bairros distantes do Centro, mas por melhorias caem no esquecimento

  

Por Gabriel Dias / Foto: Bruno Arib

  

Quem mora na Avenida Avelino Mariano Pena, no Jardim Restinga, em Suzano, sofre com a falta de asfalto de qualidade e os buracos distribuídos em toda a extensão da rua.

Vagner Vidal de Souza, de 39 anos, é comerciante no bairro há quase 20 anos e, segundo ele, o único que fez alguma coisa pelos moradores da região e se preocupou em deixar a Avenida Avelino Mariano Pena em boas condições para o tráfego de automóveis foi o antigo prefeito da cidade Estevam Galvão (DEM).

Na opinião de Souza, falta nos bairros distantes do Centro de Suzano uma política mais objetiva que vise os interesses de quem mais precisa. Ao lembrar do atual prefeito, Rodrigo Ashiuchi (PR), ele faz comentários com tom de revolta e diz que a última vez que a administração tampou os buracos e procurou melhorar o trajeto para os carros e ônibus foi no natal de 2018: “A primeira chuva que caiu em Suzano levou todo o material jogado na avenida e só fez aumentar problema”, pondera.

Cícero Calazaens da Silva, 60, também é comerciante na região e diz conviver diariamente com os buracos na Avenida Avelino. A mesma coisa diz Enoque Rodrigues, 49, morador do bairro há 30 anos. Para ele, os buracos crescem, aumentando o problema. O transporte coletivo, segundo os moradores, passa de hora em hora, mas geralmente atrasa devido às dificuldades do trajeto.

   

POR CONTA PRÓPRIA – Homero Zambotto, 68, é aposentado, mora no bairro e, na carroceria de sua caminhonete, busca terra sempre que pode para tampar os buracos ao longo da Avenida Avelino. Ele fala que perdeu as contas de quantas vezes já fez isso ao longo de 2018, mas que em 2019 já foram de três a quatro vezes. “Tenho que fazer isso. Se a prefeitura e o prefeito não fazem eu faço”, diz Zambotto.

Em meio à terra, um pouco de entulho para dar liga e ser o suficiente para tampar os buracos. O serviço não fica perfeito, mas ajuda ônibus, motociclistas, carros e até pedestres que passam diariamente pela via.

ASSOCIAÇÃO – O aposentado João Cesário de Souza Neto, 60, é presidente da Associação de Moradores no bairro. Ele conta que os moradores enfrentam os problemas com buracos, segurança e transporte diariamente. “Nos primeiros dias de governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), ele veio até o bairro e disse que nos primeiros cem dias iria nos ajudar. Algumas coisas foram feitas, no entanto, o trabalho não foi um dos melhores”, lamenta.

João se programa para junto com representantes da Associação ir até o gabinete do prefeito Ashiuchi saber dele e de seus secretários a possibilidade de irem até o bairro e realizarem as melhorias que tanto são reivindicadas, no entanto, segundo Cesário, a associação encontra algumas dificuldades com a agenda do prefeito.

   

34 MIL BURACOS – Ao serem questionados sobre a notícia de que a gestão de Ashiuchi tampou 34 mil buracos ao longo de um ano na cidade de Suzano, moradores dizem que o bairro da Restinga não fez parte deste projeto e até brincam: “Será que nos consideram de outro país?”.

    

O QUE DIZ A PREFEITURA –A gestão de Rodrigo Ashiuchi foi questionada e disse que novas máquinas de manutenção serão entregues nesta e na próxima semana e isso vai incrementar a capacidade dos trabalhos na cidade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *