Novembro Azul chama atenção ao combate do câncer de próstata

Doença é a segunda mais comum entre os homens; em 2014, foram 68.800 novos casos. Foto: Divulgação

 

Por Irânia Souza

Da Redação

 

A prevenção e o combate ao câncer de próstata são o mote da campanha “Novembro Azul”. O mês foi escolhido para lembrar a importância dos exames de prevenção, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado em 17 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Em 2014, o País registrou 68.800 novos casos da doença.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Por isso, durante todo o mês, algumas cidades do Alto Tietê vão promover ações para chamar atenção dos homens para a importância de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

 

Mogi

Neste mês de novembro, serão realizadas coletas de PSA (exame de sangue) em homens de 45 a 70 anos nas unidades de saúde, desde que estes não estejam em tratamento com urologista e não tenham realizado o exame no prazo de 12 meses. Os resultados alterados serão encaminhados para consulta com especialista na área. Os homens interessados em realizar os exames devem procurar uma unidade de saúde mais próxima para solicitar o agendamento.

 

Guararema

No dia 27 de novembro será realizado o Dia “D” da campanha, onde os servidores municipais e toda população estão convidados a participar de uma mobilização em que usarão trajes em tons de azul.

Encerrando a campanha, no dia 28 de novembro acontece a caminhada “Todos por um Toque de Amor”, em alusão às campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. A caminhada partirá do Parque de Lazer “Deoclésia de Almeida Mello” às 8 horas. Às 10 horas, terá início uma roda de conversa com o urologista dr. Álvaro Moreno.

 

Biritiba

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá, durante este mês, palestras para esclarecer aos homens sobre o câncer de próstata. Para participar, os interessados devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *