Nutricionista dá dicas de como evitar abusos na ceia de Natal

A recomendação é controlar o consumo exagerado de alimentos processados e gordurosos e, principalmente, frituras e cremes. Foto: Divulgação

 

Por Irânia Souza

Da Redação

 

Natal é tempo de mesa farta, com peru, chester, tender, pernil, salpicão, doces e muitos outros pratos. Difícil é resistir às tentações e não exagerar. Depois da festa, começa a reclamação dos quilinhos a mais. Para não se arrepender e precisar comprar briga com a balança, a nutricionista Angélica Longo faz algumas recomendações antes das festas: “Apesar de a ceia ser tradicionalmente rica em alimentos gordurosos e calóricos, é importante não deixar de lado saladas, carnes magras e carboidratos integrais. A dica é usar molhos à base de caldo da própria carne, por exemplo, e, nas saladas, acrescentar frutas para sair da rotina. O arroz pode ser incrementado com noz, passas e assim fazer com que alimentos do dia a dia sejam mais atrativos. Sempre é indicado o uso moderado do sal e, quanto à gordura, é ideal evitar. Neste caso, prefira as vegetais: azeite e óleo de soja.”

Alguns alimentos precisam de cuidado especial, por estragar com facilidade. “É muito importante atentar para pratos que levem creme de leite, ovos e maionese. Estes ingredientes têm maior tendência a estragar e, por serem mais calóricos, o ideal é evitá-los”, disse a nutricionista.

Angélica ainda alerta para as sobras de ceia, que, na maioria das vezes, voltam à mesa para o almoço no dia 25. “Todo cuidado é pouco! Evitar que os alimentos fiquem expostos por mais tempo que o necessário, acondicioná-los em recipientes fechados em refrigeração e só retirar da geladeira e servir quando for consumir”.

Outra questão que precisa ser levada em conta é a intoxicação alimentar. Quem nunca ouviu a famosa frase “comeu tanto que até passou mal”. Neste caso, é preciso evitar excessos. “É importante sempre ingerir pequenas porções para poder saborear toda a ceia”, ressalta ela.

 

 

Dieta

Segundo a nutricionista, quem está fazendo algum tipo de dieta precisa redobrar o cuidado. “Com certeza, essa época pede muita atenção, já que podemos colocar a perder meses de cuidado em duas únicas refeições. A primeira dica é manter o café da manhã e o almoço, preferindo preparações mais leves e mantendo os hábitos já adquiridos. Se a ceia for servida muito tarde, consumir um lanche leve antes. Durante a festa, evitar bebida alcoólica, e, se for consumir, intercalar com água e chás refrescantes, como o chá verde. Outra dica é evitar os petiscos servidos antes da ceia. Prefira as saladas e pequenas porções com menos molhos e gorduras”.




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