País registra 14 mil novos casos de câncer de boca por ano, diz INCA

Especialistas ressaltam a importância da visita permanente ao dentista para que a doença seja detectada precocemente. Foto: Lailson Nascimento

 

Por Irânia Souza

De Mogi das Cruzes

 

Dados do Instituto do Câncer (INCA) apontam que, todos os anos, são registrados 14 mil novos casos de câncer de boca no Brasil. Além disso, cerca de quatro mil pessoas morrem anualmente em razão da doença. Os números merecem atenção e mostram o quanto é importante que haja um diagnóstico precoce do câncer bucal.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e vereador de Mogi das Cruzes, Claudio Miyake, é muito importante que a população se conscientize e procure o cirurgião-dentista com frequência. “Caso percebam alterações nos lábios ou na cavidade bucal, o cirurgião-dentista é o profissional mais capacitado para fazer o exame, fornecer o diagnóstico e encaminhar o paciente para o tratamento. É fundamental que as pessoas façam visitas periódicas ao dentista, não apenas para a prevenção do câncer, mas também para garantir uma saúde bucal adequada”, afirmou.

Constantemente, o Conselho Regional promove campanhas de conscientização da doença, por meio da distribuição de panfletos explicativos em todos os municípios paulistas. O CROSP também apoia campanhas de outras entidades, como é o caso da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD).

 

Prevenção e diagnóstico

O cirurgião-dentista da Clínica Odontológica Oral Prime de Mogi das Cruzes, dr. Bruno Botello Batista, explica quais as principais medidas que deve-se adotar ao perceber algo fora da normalidade. “É bom sempre o paciente estar se observando. Qualquer surgimento de manchas, queimação em regiões específicas, feridas, enfim, tudo que pode apresentar suspeita de câncer de boca, é preciso procurar imediatamente um profissional de odontologia”, afirmou o médico.

O especialista ainda ressaltou que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento. “O diagnóstico do câncer de boca precisa de diversas outros procedimentos, por isso, quanto mais cedo ele for identificado, mais rápido e eficaz será o tratamento”.

Segundo o dentista, às vezes, o paciente confunde uma afta com uma lesão cancerígena. “A afta está ligada ao sistema imunológico ou ingestão de alimentos ácidos. Mas é importante lembrar que em poucos dias ela cicatriza. Se caso isso não acontecer, é bom procurar um dentista, pois pode ser algo mais grave”.

Em seu consultório, o dentista disse que as crianças vão com mais frequência. “Depois vem o público adulto e a terceira idade”, constata.

 

Tratamento

A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia têm bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

As lesões iniciais são aquelas restritas ao seu local de origem e que não apresentam disseminação para gânglios linfáticos do pescoço ou para órgãos à distância. Mesmo lesões iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na língua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminação subclínica para os gânglios linfáticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico ou radioterápico eletivo do pescoço.

 

Aparelhos

Segundo dr. Bruno Batista, os jovens são mais resistentes quando o assunto é ir ao dentista. “Esse público e difícil você atrair. Quando procura, o interesse é mais por questão de estética. Sabemos que existe a modinha dos aparelhos odontológicos e pessoas vendendo esses produtos clandestinamente, isso é perigoso e prejudicial à saúde. Já tivemos casos em que o paciente acabou perdendo os dentes por conta da utilização desses aparelhos”, ressalta. De acordo com o cirurgião, atualmente é proibida a implantação de aparelhos odontológicos por estética pelo Conselho Federal de Odontologia.

 

Oral Prime

Instalada há pouco mais de um mês em Mogi, a Clínica Odontológica Oral Prime oferece atendimento de urgência e trabalha com todo tipo de tratamento como; Cirurgia Oral, Clareamento, Extrações, Limpeza e aplicação de flúor, Próteses, Restaurações, Raio X, Tratamento de canal e tratamento com aparelhos odontológicos.

“Temos uma equipe especializada de seis profissionais, cada um atuando na sua área de atividade, sempre procurando oferecer um atendimento de qualidade”, afirmou ele.

 

Serviço

Oral Prime

Endereço: Rua Tenente Manoel Alvez dos Anjos, 184 – Centro – Mogi das Cruzes

Telefone: 3374- 2141

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *