Prefeitura de Biritiba Mirim destaca avanços em meio a desafios impostos por crise financeira

Em balanço do ano de 2015, Inho destacou dificuldades na execução de obras, devido ao atraso no repasse de verbas federais ao município. Fotos: Renan Xavier
 

 

Por Renan Xavier

De Biritiba

 

Com o anúncio das obras de reformas na Escola Municipal Professor João Cardoso de Siqueira Primo, no Centro, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, finalizou a lista de investimentos no município no ano de 2015. Com recursos próprios do município, a obra total custará R$ 1,2 milhão e prevê reformas em todos os ambientes do prédio. Em entrevista ao Gazeta Regional, o prefeito destacou ainda outros investimentos, especialmente na área de infraestrutura, que foram desenvolvidos no decorrer do ano de 2015.

Para seu último ano de mandato, Inho estabeleceu como meta dar continuidade à política de qualidade na administração. Segundo o gestor, uma das maiores conquistas de seu mandato é o fato de a administração ter chegado, em 2015, ao sétimo ano sem atrasos no pagamento dos servidores.

Sobre o futuro político do município, o prefeito biritibano garantiu não ter preferências quanto ao sucessor. Confirmou ainda que participou da decisão de seu vice, José Cury Andere Filho (PSDB), por não disputar o pleito em 2016. “Nós já deixaremos um legado por nosso trabalho. Decidimos deixar para o eleitor biritibano a responsabilidade de escolher novos nomes e visões políticas”, revelou Inho.

 

Infraestrutura

Com projetos de pavimentação nos bairros de Biritiba já licitados e com a execução autorizada, a prefeitura enfrenta a suspensão de diversos repasses de verbas do Governo Federal, o que inviabiliza a conclusão das obras. É o caso das pavimentações na Estrada do Nirvana, Yoneda e ruas do Centro, todas já aprovadas e licitadas, porém com execução paralisada por falta de repasses.

“Mesmo com as dificuldades financeiras, a prefeitura não deixou de trabalhar em diversas frentes de obras na cidade”, pondera Inho.

 

Educação

Ainda na área da educação, Inho destacou que a merenda escolar do município é uma das melhores de toda a região, com alimentos sempre frescos e ricos nutricionalmente. Para o prefeito, os 3.126 alunos da rede pública têm acesso a uma alimentação balanceada, que passa pelo crivo de profissionais da área de nutrição. O tucano aproveitou para convidar os pais de estudantes a conhecerem a produção da merenda e constatarem a qualidade do serviço.

A prefeitura do município comemora a aquisição de lousas brancas para todas as escolas da rede de ensino, além das eletrônicas. Em 2015, também foram acrescentadas à grade curricular as aulas de inglês, educação artística e física. Outro destaque fica por conta criação do coral e banda municipais. O prefeito biritibano ainda destacou a obra de construção da creche dos Eucaliptos, que atenderá a uma demanda do local.

Biritiba_ABRE_Balanço 2015 - foto 2  @renanxavier-2

 

 

 

 

 

 

Saúde

Embora o município tenha a obrigação de investir 15% de sua receita na saúde, chegou a investir 32%, segundo o chefe do Executivo local. O problema do sistema, segundo Inho, é a sobrecarga de demanda ocasionada pela vinda de moradores de municípios vizinhos, que não quis mencionar. “Com todas as dificuldades, o município ainda está atendendo urgências e emergências 24 horas”. Com relação às obras, destacou a construção da UBS do Jardim Castelano.

Biritiba_ABRE_Balanço 2015 - foto 3  @renanxavier-2

 

 

 

 

 

 

Investimentos

Durante a entrevista, Inho destacou outras reformas e investimentos de urbanização, como a revitalização de pontos do município, como a reforma na iluminação pública e a revitalização da entrada da cidade, prevista para 2016.

 

Apertando o cinto

A previsão do prefeito biritibano para o ano de 2016 foi realista, acompanhando o clima de cautela econômica pela qual o país passa. “No ano de 2015 enfrentamos muitas dificuldades e tudo indica que 2016 também será complicado, pela própria situação por que passa o País. Mas, unidos, superaremos esse período para que, a partir de 2017, o município tenha condições financeiras de continuar progredindo”, destacou. O político deixou claro que, para que haja equilíbrio nas contas públicas, alguns “apertos” serão necessários. “Vamos enxugar o máximo possível a máquina pública, a fim de superar este momento”.

 

Mensagem ao público

“A minha mensagem é de esperança. Quero que o povo não perca a fé, que saiba lidar e trabalhar com as dificuldades. Que Deus nos dê sabedoria, saúde, paz e união familiar. Que as coisas mudem e que surjam mais oportunidades para os jovens e para a população na questão da educação, do trabalho. Desejo a todos os munícipes e famílias um feliz Natal, próspero Ano-Novo e felicidades”, finalizou Inho.