Projetos envolvem alunos e professores de Salesópolis

Rede busca excelência

  

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib 

  

Em Salesópolis, foi desenvolvido ao longo desse ano diversos projetos na área de educação. Um deles é o projeto PVE (Parceria Votorantim pela Educação), em parceria com o grupo Votorantim. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, que são: Formação para os Gestores, Criativos das Escolas e Mobilização Social.

A coordenadora de projetos da Secretária de Educação, Bernadete da Penha de Souza, explicou que conduziu os programas de criação nas escolas e mobilização social. Já a parte de formação para gestores ficou por conta da CEDAC e da formadora Eli Fonseca.

Na etapa de mobilização social houve participação de ONGs, escolas estaduais e municipais, conselhos, amigos da biblioteca municipal, Espaço Terra Nova, entre outros.

Já nas ações de criativos nas escolas, teve a participação das escolas municipais e estaduais apresentando projetos desenvolvidos nas escolas. Sete dos projetos apresentados foram inscritos no Instituto Alana do município de Salesópolis, sendo que desses, quatro foram escolhidos como destaque pelo instituto. O trabalho de maior destaque foi o “Saneamento Básico Rural: Preservação dos recursos hídricos de Salesópolis”, desenvolvido pela Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Sonia Maria da Fonseca.

“Vale ressaltar que tanto o projeto quanto a capacitação foram uma experiência única. Os alunos se desenvolveram na leitura, na oralidade, na socialização e a formação para gestores nos preparou para melhor orientarmos os nossos professores e mudar a postura como gestor escolar. Para 2019 a formação será para professores, envolvendo a postura do profissional em sala de aula”, finalizou Bernadete.