Psicologia e Sociedade: Tempos Modernos e Adoecimento Psíquico

 

Por Éder Nogueira Ribeiro

 

A sociedade brasileira evidencia, atualmente, um grande número de pessoas acometidas por doenças psicológicas. Fato que se torna evidente graças à popularização do acesso à internet e ao crescente número de profissionais ligados à área de Psicologia em atividade, que tornam possível o diagnóstico de pessoas acometidas por diversas enfermidades. Segundo dados de pesquisa realizada em 2017 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão atinge 5,8% da população brasileira, sendo que distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%.

O modelo societal no qual estamos inseridos na contemporaneidade causa um desgaste biopsicossocial nunca antes sentido e/ou percebido desde a Revolução Industrial. Cada vez mais, se exige das pessoas níveis de excelência em todas as áreas de suas vidas e a não correspondência dessas expectativas causa bastante frustração e desgaste.

Quantas vezes nos vemos desesperados por não concluir uma atividade no tempo esperado? No ambiente laboral há a inserção de metas inalcançáveis para que haja um atraso já esperado e desconforto do colaborador quanto a isso. Parece que sempre estamos atrasados e defasados em relação a tudo.

Com o advento de novas tecnologias o fluxo e popularização de informações aumentou significativamente. Isso ajudou no desenvolvimento intelectual, mas em contrapartida aumenta paulatinamente os níveis de ansiedade e de outras doenças como a depressão, causada muitas vezes pela frustração de não executar tudo que é exigido. Dados da OMS apontam que em casos mais graves de depressão há uma taxa de suicídio exorbitante, cerca de 800 mil pessoas por ano, sendo o segundo principal motivo de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos no mundo.

É necessário desconstruir no imaginário da população, sobretudo a que mais sofre pressões sociais, que dispensar tempo e dinheiro em prol de sua saúde mental não é como se fala no linguajar popular um “luxo”, “algo supérfluo”, mas sim um investimento em seu desenvolvimento enquanto ser humano em busca de uma vida mais plena e funcional no que se refere ao seu bem-estar biológico, psicológico e social.

 

Referência: SITE OPAS BRASIL. Aumenta o número de pessoas com depressão no mundo. Disponível em <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5354:aumenta-o-numero-de-pessoas-com-depressao-no-mundo&Itemid=839>. Acesso em 06 de Maio de 2018.

 

Éder Nogueira Ribeiro é pós-graduando em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Graduado em Psicologia e História pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). CRP – 06/15246. Atualmente atua como Psicólogo Clínico em Itaquaquecetuba-SP

 

*O artigo faz parte de um eBook que será publicado em breve

 

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.