Rua que ‘não existe’ prejudica moradores do Jardim Eldorado

Onde era para existir uma rua, tem uma imensa cratera coberta pelo mato alto e muito esgoto

  

Por Gabriel Dias / Foto: Bruno Arib 

    

O lugar onde deveria passar uma rua ligando um trecho do Jardim Eldorado, em Santa Isabel, a outro, deixou de existir há muito tempo. Agora, ao invés de uma rua, existe um enorme buraco coberto pelo mato alto, entulho e esgoto.

Segundo os moradores do endereço José Maria Lobo, cerca de 20 famílias são prejudicadas por conta do imenso buraco. O local fica a poucos metros do Posto de Saúde do Eldorado, e o trajeto ainda é de terra e sinuoso.

Segundo as famílias que margeiam este endereço, o percurso deveria ter continuação, mas acaba no meio do caminho. “Deste ponto para lá ninguém passa”, fala um morador, apontando para o buraco.

Ivan Barbosa Rodrigues, de 38 anos, reside em Santa Isabel e desde 2016 tem um terreno no Eldorado. O ajudante de topógrafo vive com a esposa e filhos, e ressalta ter solicitado diversas vezes ações da prefeitura para realizar a obra de continuação da rua, no entanto, a única resposta que recebeu da prefeita Fábia Porto (PRB) foi que a administração municipal não iria mexer no local por avaliar ser uma área verde.

“Eles dizem isso por que convém para prefeitura não fazer nada”, reclamam os moradores.

Diante das inúmeras reclamações, Rodrigues lembra que o pedaço do trajeto não existe na prática, mas pode ser visto no sistema da prefeitura. “A gestão diz que o local existe, que tem iluminação pública, que recebe coleta de lixo e que é asfaltada, mas é tudo mentira, é só vir aqui e ver que não tem nada”, reclama.

O quintal de Rodrigues fica de frente para a cratera coberta pelo mato alto, onde a prefeita Fábia Porto disse que não iria mexer. Por conta da erosão da terra, parte do seu espaço apresentou rachaduras no chão com o passar do tempo e, recentemente, o munícipe conta que precisou comprar cimento, pedras e blocos para reforçar a segurança de seu quintal.

Ivan ainda fala que “engenheiros da prefeitura disseram que eu deveria fazer um muro de arrimo em frente minha casa, mas como vou investir no local sendo que eles não procuram fazer a parte deles?”, finaliza.

      

RESPOSTA – Prefeitura de Santa Isabel diz que “na verdade, a Rua José Maria Lobo não é asfaltada e não é continuação de qualquer rua, pois a mesma é sem saída como consta nos arquivos municipais”. E ainda ressalta que “um córrego margeia o trajeto chegando em determinado ponto a cruzar a via. Então, para que haja um possível asfaltamento, é necessário um estudo especifico, que será elaborado”, finaliza.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.