São Sebastião terá mais 4 creches no modelo elogiado do Topolândia

Expansão: Novas unidades terão o mesmo padrão da unidade do Topolândia, considerado modelo
Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib

A Creche Municipal Maria Fernanda Moraes Mendes, localizada no bairro Topolândia, em São Sebastião, é alvo de uma série de elogios que partem dos pais das crianças matriculadas na unidade de ensino, que funciona em período integral – das 7h às 18h.

Um ano após a sua inauguração, que ocorreu em 2016, a creche passou por um amplo trabalho de adequação e em outubro de 2017 foi entregue com vários serviços que ainda “arrancam” comentários positivos de pessoas como o técnico de segurança trabalhista Nicodemus de Jesus Fuly, 57 anos.

“Já morei em vários estados brasileiros e o único que vi com esse nível foi em Santa Catarina, que tem um alto padrão de educação. Por tudo o que a Creche Maria Fernanda apresenta, dou a nota 9,8 para ela e para os profissionais que nela trabalham”, disse Fuly. A filha dele, Ana Vitória, 3, estuda na unidade de ensino.

O mesmo disse a dona de casa Aline Alves Silva, 30, que é mãe da Milena, 2. “Não tenho o que reclamar da creche. Eu gosto muito do trabalho deles e a minha filhinha também”, assinalou.

TRABALHO – A coordenadora de ensino Ana Katia Gomes de Souza, 36, mostrou à reportagem as adequações realizadas na creche e que aconteceram para se melhorar o atendimento aos alunos com 1 a 3 anos de idade assistidas no local e que estão divididas no berçário 2 e maternal 2. “O prédio escolar oferece uma variedade de espaços favoráveis ao desenvolvimento da criança de primeiríssima infância”, afirmou a coordenadora da unidade.

A estrutura melhorou

MODELO – A linha de trabalho adotada na creche do bairro será levada para as quatro creches que estão sendo construídas em Maresias, Barra do Una, Pontal da Cruz e Jaraguá – todas com capacidade para 180 crianças. Existe uma expectativa de otimismo por parte da população dessas localidades em ver as creches funcionando em um breve espaço de tempo.

OPINIÃO – “Acredito que tão importante quanto à metodologia e a qualidade do atendimento dos profissionais da creche, o espaço físico, bem como os recursos adequados, são de extrema importância para o desenvolvimento infantil”, opina Vivian Pinder, que é a diretora da creche da Topolândia.