Secretaria da Educação não define novo dirigente de ensino de Mogi

Posição de chefia era comandada pela educadora Rosania Morroni, que, pressionada, “pediu pra sair”

 

Por Aristides Barros / Fotos: Bruno Arib e Laerton Santos

 

A SEE (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) informou que ainda não definiu quem será o novo Dirigente de Ensino de Mogi das Cruzes, cargo deixado recentemente por Rosania Morales Morroni. De acordo com o Governo do Estado, o cargo está ocupado interinamente por Andréa Aparecida Nagatani Passos.

A ex-dirigente Rosania pediu exoneração em meio a uma série de conflitos com professores, além da denúncia vinda à tona recentemente sobre a compra superfaturada de merenda escolar à época em que ela dirigia a Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba.

Junto à denúncia de “roubo da merenda” envolvendo Rosania existem outras acusações que viraram processos administrativos na SEE, em 2014, e cível na Justiça, no Fórum de Itaquaquecetuba, onde está sob sigilo. O denunciante é o desempregado Ariosto Moreira da Rocha, de 50 anos, que passou a ter problemas com Rosania em 2010, quando era agente de organização escolar em Itaquá.

Os embates com a dirigente iniciados em 2010 teriam resultado na demissão de Rocha, em 2015, pondo fim há quase 30 anos de serviço no funcionalismo estadual. Atualmente Rocha pede a anulação do processo administrativo para tentar voltar ao funcionalismo estadual.

O ex-servidor público diz que tem documentos envolvendo a ex-dirigente em crimes que vão desde a contratação de funcionário fantasma, ocorrências forjadas levadas à polícia, desvio e venda de materiais escolar e até serviço de manutenção de escola superfaturado, entre outros.

 

O QUE DIZ ROSANIA –À imprensa Rosania disse que deixou o cargo devido a questões políticas “armadas” contra a gestão. Falou que está com problemas de saúde e que havia decidido pela aposentadoria para se tratar. Sobre as acusações do ex-servidor público ela destacou que já foram esclarecidas. “…este homem me persegue há sete anos falando da minha gestão em Itaquaquecetuba”. Rosania estava no cargo em Mogi das Cruzes desde 2014. 

 

ROSANIA FOI INVESTIGADA PELA SECRETARIA

Ariosto Rocha foi demitido em 2015, quando já aconteciam as investigações sobre a Máfia da Merenda, cuja ação foi deflagrada em 2016 na Operação Alba Branca. Nela atuaram juntos o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e a Polícia Civil. A força-tarefa teve a missão de identificar desvios de verbas em contratos entre a Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), prefeituras paulistas e o governo estadual.

O objetivo era desmontar o esquema de corrupção e superfaturamento no fornecimento de alimentos para merenda escolar, o que envolvia o governo estadual e ao menos 22 prefeituras do interior paulista. Segundo a investigação, na fraude a cooperativa contratava “lobistas” que atuavam junto ao Estado e prefeituras pagando propina a agentes públicos em troca de favorecimento em contratos. O maior deles era com a Secretaria Estadual de Educação.

Rocha “vê” relação entre a Máfia da Merenda e um episódio envolvendo a ex-dirigente de ensino em um documento apontando o superfaturamento na compra de merenda escolar para 10 escolas de Itaquá e 17 escolas de Poá, cidades abrangidas pela Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba. “O processo de licitação começou em 2012, quando ela era a dirigente de ensino na cidade”, diz.

O documento mostra que ao invés de comprar a merenda escolar de uma empresa que oferecia preço inferior a Diretoria de Ensino de Itaquá adquiriu o produto de uma empresa que comercializou o produto a um preço elevado.

De posse de todas as provas que foram apresentadas no processo administrativo o ex-servidor público até hoje se diz surpreso como não aconteceu nenhuma punição contra a ex-dirigente. Ela passou ilesa na SEE, com o processo sendo encerrado pela Corregedoria Geral da Administração do Estado. 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *