Seis dicas para processos seletivos

Evelyn Akinaga, 36 anos, é psicóloga com mestrado em liderança e dirige Orientação Consultoria. Foto: Arquivo Pessoal

 

Por Evelyn Akinaga

 

No momento em que nos deparamos com 14 milhões de pessoas desempregadas, com a terceirização avançando, nós profissionais de recursos humanos ouvimos muitas perguntas sobre como se portar em processos seletivos, assim separamos seis principais dicas:

  1. O currículo é o seu cartão de visitas, além de bem escrito, deve estar livre de erros de português e atrativo ao recrutador. Quando citar alguma característica, mencione em seguida fatos reais que comprovem tal adjetivo, mas lembre-se de resumir as informações para que a leitura não se torne cansativa.
  2. Esteja sempre conectado às redes sociais. A melhor maneira de ser lembrado é pelo que pode agregar, compartilhe informações, escreva artigos e compareça a palestras para intensificar o seu networking.
  3. As dinâmicas de grupo geralmente são divididas em apresentação, trabalho em equipe e testes. Durante a apresentação, caso seja pedido para discorrer sobre algum ponto pessoal, opte por algum tema que não o desestruture emocionalmente, prefira conteúdos que tornem a mensagem mais positiva.
  4. Durante o trabalho em equipe, escolha o seu papel nas atividades propostas levando em consideração as suas habilidades.
  5. Em se tratando de entrevista, sinceridade é sempre bem vista, admita os seus pontos positivos e de desenvolvimento, todo mundo os possui, o que diferencia é a forma como lida com tais questões e o que tem feito para melhorar.
  6. Prepare-se antes de comparecer à empresa, escolha o traje mais adequado ao estilo da Organização, antes de sair repense os seus principais resultados em cada uma de suas vivências e seus objetivos a longo prazo, assim evita-se o “branco” na hora de responder, e esteja atualizado para as informações que ocorre no mundo, pode ser tema de redação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *