“Tínhamos orgulho da OAB e precisamos torná-la séria e eficaz”

Membros da Chapa 03. Foto: Divulgação

 

Por Marcello Barbosa

Do portal Região em Contexto

 

O portal de notícias Região em Contexto realizou entrevista com o advogado Euclides Teodoro de Oliveira Neto, candidato a presidente da OAB de Itaquaquecetuba pela Chapa 03 “Prerrogativas em Ação”. Confira trechos da entrevista a seguir:

 

Região em Contexto (RC): Quais as razões que o motivaram a se candidatar a presidente da OAB?

Euclides Teodoro de Oliveira Neto: Estamos vivendo um momento de grave crise generalizada e instituições como a OAB vive esse drama. A Ordem precisa se moralizar e se impor na sociedade, os advogados estão sendo interpelados em seu próprio trabalho. Ninguém faz nada, inclusive, em âmbito estadual e federal. Foi-se o tempo que tínhamos como orgulho a OAB, hoje ela não representa nada. Precisamos reverter isso e torna-la séria e eficaz novamente. Precisamos adquirir o respeito ao advogado.

 

RC: A chapa destaca a questão das prerrogativas. Como vocês pretendem fazer valer e defender as prerrogativas dos advogados?

Euclides: Precisamos empenhar a própria diretoria na frente da prerrogativa, ter acesso aos juízes e cobrar agilidade no Judiciário. Ficar atento para que o advogado não seja tolhido em sua função e se isso acontecer agir imediatamente. Temos que ser bem atuantes, para que o Judiciário não aproveite da inercia para deixar de promover as suas respectivas funções. Inclusive, vejo com preocupação Juízes Ministrando aulas e cursos dentro da OAB. Isso traz um certo desconforto à classe de um modo mais especifico e pode ocorrer até a perda da imparcialidade. Ademais a própria OAB e a ESA têm grandes nomes e professores notáveis que possam muito bem desempenhar esse papel.

 

RC: Qual principal proposta da chapa?

Euclides: De início modernizar a sala e a Casa do Advogado, a geladeira e o ar condicionado sequer funcionam. Precisamos trocar os equipamentos de informática, são obsoletos e estão em uso há muitos anos. Quero fomentar parcerias e convênios com lojas e prestadores de serviços para reduzir os preços aos advogados, criando até mesmo grupo de compras. Atuar diretamente na comissão de prerrogativas para combater os abusos e zelar pela profissão. Valorizar os trabalhos da ESA e aprimorar os cursos e palestras.

 

RC: O que tem que mudar na OAB de Itaquaquecetuba?

Euclides: Tudo. Dar nova roupagem a entidade, conquistar o respeito e lutar pela classe. Temos que ser dinâmicos e criativos e buscar apoio e soluções para a classe. Não esperar as coisas acontecerem. A OAB tem que ser atuante.

 

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*