A hora do turismo no Alto Tietê

Municípios da região utilizaram o período de pandemia para melhorar os atrativos

Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus já se planeja para a retomada das atividades. Nesta segunda-feira (27), quando se comemora o “Dia Mundial do Turismo”, os municípios da região que exploram o setor entram em contagem regressiva para a normalização do calendário turístico em seus respectivos territórios.

Guararema, por exemplo, já tem data definida para colocar todo o seu charme à disposição dos milhares de turistas que a visitam todo ano. No dia 15 de março de 2022, a cidade deverá lançar o ‘Páscoa Show’, cuja finalidade é atrair famílias para um roteiro que inclui coelhos, ovos de páscoa gigantes e iluminação temática. A cidade também trabalha para realizar um festival de cinema internacional independente, um festival de inverno e o ‘Cidade Natal’, cujas últimas edições atraíram cerca de meio milhão de pessoas.

Salesópolis não fica atrás. Primeira Estância Turística do Alto Tietê, o município aposta nos eixos de beleza natural, com o Rio Tietê como carro-chefe; o turismo religioso, considerando que a Igreja da Matriz se tornou Santuário; e os esportes radicais, recepcionando ciclistas e praticantes de quadriciclismo, motocross e de saltos com paraglider.

Para o diretor nacional de turismo sustentável da Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), Romildo Campelo – ex-secretário estadual de Turismo -, os municípios da região estão corretos em apostar na retomada. Ele também elogiou a iniciativa dos municípios do Alto Tietê na criação de rotas regionalizadas.

“Passamos dois anos de pandemia, então imagino que haverá um boom de procura pelo turismo. Principalmente o turismo rodoviário, isto é, aquele que você chega ao destino de carro ou ônibus. Eu penso que o turismo que você não precisa embarcar no avião será o primeiro a retomar com muita força.”

VEJA MAIS:

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*