Alto Tietê é classificado como zona vermelha e segue sem flexibilizações na quarentena

Doria prorrogou a quarentena até o dia 15 de junho e anunciou o plano de Retomada Consciente

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib

João Doria (PSDB) anunciou hoje (27) a prorrogação da quarentena no Estado de São Paulo por mais 15 dias, com flexibilizações em alguns locais. A medida terminaria no domingo (31), no entanto seguirá até o dia 15 de junho. A chamada Retomada Consciente propõe medidas mais flexíveis a partir de 1° de junho, de acordo com o nível de evolução da Pandemia previsto no Plano São Paulo. O Alto Tietê está na fase vermelha, portanto, permanece em funcionamento somente serviços essenciais.

O Plano São Paulo prevê a retomada de acordo com nível em que o município está frente à Pandemia. São avaliadas a capacidade hospitalar (número de leitos UTI e taxa de ocupação) e a evolução dos casos da Covid-19.

A classificação é feita em cinco fases. Que são:

  • Fase 1, vermelha – alerta máximo, funcionamento somente dos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja – controle, possibilidade de abertura, mas com restrições
  • Fase 3, amarela – abertura de mais setores
  • Fase 4, verde – abertura ainda maior de setores
  • Fase 5, azul – normal/controlado – todos os setores podem funcionar, mas seguindo as medidas de distanciamento e higiene

As regiões serão avaliadas a cada sete dias, podendo passar para próxima fase ou regredir, tudo vai dependendo do numero de casos e da capacidade hospitalar do local.

Apesar de ter mais 80% dos leitos hospitalares ocupados e ser o epicentro da doença no Estado, a Capital paulista foi classificada como laranja, ou seja, terá flexibilizações. Nenhuma região ou município está nas fases verdes e azuis.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*