Anita é destaque na luta pela igualdade e ganhará medalha nesta quarta (20), na Câmara de Mogi

Medalha Zumbi é o nome da premiação e está atrelada ao dia da Consciência Negra, que é comemorado nesta quarta

Por Gabriel Dias / Foto: Arquivo Pessoal

Todo ano, no dia da Consciência Negra, a Câmara de Mogi das Cruzes costuma homenagear com medalhas pessoas “anônimas” que vivem na cidade e que fazem a diferença na vida dos mais necessitados. A premiação, que ocorre todo dia 20 de novembro, foi apelidada de ‘Medalha Zumbi’ por estar atrelada ao dia da Consciência Negra e ao Zumbi dos Palmares.

Nesta quarta-feira (20), às 20h, a homenageada da vez será a agente escolar Anita Cristina Pereira Camilo, de 32 anos, que se destacou na luta pela igualdade. Anita participa desde 2007 da Militância Orgânica, uma espécie de grupo sem partido político que se originou na própria cidade de Mogi das Cruzes há quase 12 anos atrás e que luta pelo direito do negro na sociedade.

Ela ainda ressalta que o grupo não tem um líder especifico, no entanto, a palavra de ordem na hora de lutar pelos direitos do povo é a “igualdade”.

A última militância que Anita participou ao lado do grupo foi a favor dos moradores do bairro Jundiapeba, em Mogi, que são constantemente ameaçados pela Justiça em perder suas residências e não ter onde morar.

O nome Militância Orgânica, segundo Anita, é justamente para mostrar que o grupo não tem um lado, ou um partido, ao contrário, se houver lado ou partido, este deve ser a favor do povo, e não do sistema e do preconceito.

Para Anita, a premiação mostra que o trabalho tem efeito, mas a luta pela igualdade sempre vai continuar.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*