Aplicativo de celular mostra localização dos ônibus e diminui tempo de espera em Itaquá

Empresa de transporte público informa a circulação dos ônibus na cidade em tempo real

Por Lailson Nascimento / FotoS: Bruno Arib

Quem acompanha as realizações da Prefeitura de Itaquaquecetuba já observou que dezenas de serviços públicos ganharam agilidade e qualidade desde que Eduardo Boigues (PP) assumiu o comando da municipalidade. Entre outras coisas que mudaram para melhor, destaque para o transporte público, que agora permite ao passageiro ter pleno controle dos horários de circulação dos ônibus e as melhores rotas para o seu dia a dia por meio do celular.

Recentemente a GAZETA fez um teste do aplicativo Cittamobi, que fornece a tecnologia para a Expresso Planalto – concessionária do transporte público de Itaquaquecetuba. Ao simular uma viagem entre o Jardim Nova Itaquá e o Jardim Caiuby, o objetivo era confirmar se a previsão de horário de embarque informado no celular estaria de acordo com a chegada do ônibus. E a previsão foi certeira: o coletivo estacionou no ponto no momento informado pela Cittamobi.

Solução

Questionada sobre o motivo da implantação do aplicativo, a diretoria da Expresso Planalto observou que o serviço faz parte do contrato de concessão e tem o objetivo de atender a uma das principais reclamações dos passageiros: o horário dos ônibus.

“A gestão do novo prefeito nos pediu para acelerar o funcionamento do aplicativo, e nós conseguimos implantar a tecnologia em 100% da frota. Atualmente, todos os ônibus municipais que circulam em Itaquaquecetuba são monitorados por GPS, o que permite ao cidadão ter uma previsão de horário de embarque no coletivo, isto é, ele vai para o ponto no horário certo. E se a pessoa não tiver internet no celular, é só se dirigir aos Terminais Manoel Feio, Estação ou aos pontos de integração e utilizar a rede wi-fi que a empresa disponibiliza gratuitamente”, explica a diretoria da Expresso Planalto.

Programe o seu dia na cidade de Itaquá

  1. Baixe o aplicativo Cittamobi no seu celular
  2. Na tela do mapa, clique no ponto de parada
  3. Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, você vê o número e o destino da linha
  4. Veja quanto tempo falta para o seu ônibus chegar, além de outras informações que podem te ajudar a decidir entrar ou não nesse veículo

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*