Após estudo, Hospital Santa Maria de Suzano decide fechar UTI para pacientes com Covid

A unidade de saúde foi o primeiro hospital regional a atender paciente que testou positivo, em março do ano passado

Da Redação / Foto: Divulgação

Depois de estudos detalhados e planejamento estratégico acompanhados por profissionais multidisciplinares, o Hospital Santa Maria de Suzano decidiu fechar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dedicada exclusivamente aos pacientes acometidos pela Covid-19.

O PA (Pronto Atendimento) Respiratório e a ala para internações permanecerão funcionando, seguindo os rígidos protocolos de segurança preconizados pelas autoridades de saúde – a instituição adotou severas medidas antes de os primeiros casos surgirem no País tornando-se referência de qualidade e resolutividade no enfrentamento ao novo coronavírus em toda a região, inclusive com treinamento contínuo de colaboradores de todas as áreas.

O Hospital Santa Maria foi o primeiro hospital regional a atender paciente que testou positivo, em março do ano passado. Desde esse período, foram mais de 53 mil atendimentos no PA Respiratório, dos quais aproximadamente 8 mil estavam com a doença. Destes, em torno de 900 ficaram internados na enfermaria ou UTI.

Foram realizados mais de 22 mil exames para diagnóstico – a maioria por profissionais do Laboratório Einstein instalado nas dependências do hospital, com biomédicos atuando 24 horas por dia, assegurando segurança e credibilidade nos resultados.

No dia 5 de agosto, o hospital divulgou levantamento segundo o qual há um mês não registrava óbitos por Covid, tendência de queda mantida nas semanas seguintes, o que reforçou a decisão de desativar a UTI mediante critérios eminentemente técnicos.

Os pacientes mais graves ficarão em leitos de terapia intensiva isolados, que mantém assistência em estrutura adequada, sempre com humanização e acolhimento, marcas do Hospital Santa Maria, que continua estudando a redução de casos mais graves, consequência direta do avanço da vacinação em praticamente todo o Brasil.  

Uma homenagem marcada pela emoção foi prestada aos colaboradores de vários setores, que vêm se dedicando diuturnamente para salvar vidas, através de um vídeo em que pacientes, sobretudo aqueles que ficaram em estado mais grave e internados por períodos dilatados, agradeceram pessoalmente pela dedicação e empatia, consideradas também importantes no processo de recuperação. As imagens históricas já podem ser conferidas nas redes sociais do Hospital Santa Maria de Suzano.

“É com muita satisfação e honra que parabenizamos nossos colegas e profissionais, dos mais variados setores, que trabalharam e continuam trabalhando muito em defesa da vida. Temos orgulho destas equipes e continuaremos aqui, sempre prontos para atender”, afirmou a diretoria.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*