Atendimento Avançado contra Covid-19 salva vidas e diminui internações em Santa Isabel

Gestão Dr Carlos Chinchilla comemora o sucesso de ações efetivas contra a doença e a favor da população

Da Redação / Foto: Bruno Arib

Após ações efetivas da Prefeitura de Santa Isabel, como a criação da Unidade de Atendimento Imediato contra Covid-19, Drive Thru e novo posto de vacinação, reforço da fiscalização sanitária, abertura do covidário na Santa Casa, contratação de médico exclusivo para UTI, aumento de exames de tomografia, campanhas de conscientização e informação, a cidade atualmente tem o menor índice de ocupação hospitalar na região. De nove leitos de UTI, apenas dois estavam ocupados na sexta-feira (30).

Dentre as ações tomadas pela gestão do prefeito Carlos Chinchilla (PSL), o Dr Carlos Chinchilla, a UBS II Doutor Francisco Pedreira Ribeiro, localizada na Avenida Brasil – 882, Vila Gumercindo, foi adaptada para atender as pessoas que apresentam sintomas do novo coronavírus. O local agora é exclusivo para atendimento imediato contra Covid-19, com profissionais treinados para atender a população da melhor maneira possível. O serviço se tornou referência em atendimento aos casos da doença e diminuiu o fluxo de pacientes na UPA.

Unidade de Atendimento Imediato reflete na diminuição de internações | Foto: Divulgação

Na tarde de sexta-feira (30), a reportagem da GAZETA esteve com o prefeito na unidade. Na ocasião ele enalteceu as vantagens que o novo serviço agregou no combate ao coronavírus no município. Segundo a administração municipal, já ocorreram mais de 470 atendimentos, com 12 transferências para a UPA e apenas sete hospitalizações. “Nenhum paciente entre esses sete iniciaram tratamento na Unidade de Tratamento Imediato e chegaram com dias avançados da doença”, registrou o prefeito.

Ao chegar ao local, o paciente passa pela recepção e coloca os documentos em sacos plásticos, para evitar o contato direto com os profissionais da Unidade, depois é encaminhado para a triagem, onde será feito a classificação de risco de acordo com os sintomas apresentados. Após essas etapas, será direcionado para o consultório médico.

Na Unidade de Atendimento Imediato contra Covid-19 o paciente também pode realizar exames para detectar o novo coronavírus, como o RT-PCR, conhecido como teste do cotonete, e o sorológico ou teste rápido. No local também tem farmácia municipal com medicamentos, atendendo a demanda da maioria dos itens receitados pelo médico.

“Por ser médico, claro que a saúde seria uma das nossas prioridades de governo, ainda mais em tempos de pandemia, então não medimos esforços para colocar em prática todas as ações possíveis para combater esse terrível vírus, mas a guerra ainda não acabou, precisamos continuar firmes nesta batalha e com a colaboração de todos”, observou Dr Carlos Chinchilla.

Cuidados

Apesar de comemorar a diminuição no número de internações, o prefeito reforçou a importância da manutenção dos cuidados com a doença e lembrou da retaguarda que o município oferece logo nos primeiros sintomas.

“Agora, mais do que nunca, contamos com a colaboração de todos para que usem máscaras, evitem aglomerações e higienizem bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel e caso apresentem os primeiros sintomas, procurem a nossa Unidade de Atendimento Imediato, nossa equipe vai cuidar de vocês e tudo ficará bem”, concluiu.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*