Bem-vindo ao ‘projeto de creche’: Estado faz sua parte, prefeito não

Unidade já devia ter sido entregue à população; ruas intransitáveis também são um problema

Por Will Siqueira / Foto: Laerton Santos

Há três anos abandonada, a creche do Jardim dos Eucaliptos, em Biritiba Mirim, devia ter sido entregue em 2017, mas, devido ao descaso de Walter Tajiri (PTB), a obra está inacabada desde janeiro daquele ano.

“Ninguém resolve nada e o povo tem que levar a criançada para outro bairro, porque não tem aqui”, disse o morador Célio Carneiro de Godói. Algumas mães, em ato de protesto, “inauguraram” a creche na quinta-feira (30), ironizando a prefeitura.

A creche, segundo informações, foi inaugurada, sem estar completa, antes mesmo de Tajiri assumir o governo. Questionada, a prefeitura apenas respondeu:

“A Prefeitura de Biritiba Mirim informa que está aguardando parecer técnico para dar andamento na obra. Ressaltamos que foi enviado à FDE (Fundação Para o Desenvolvimento da Educação) o projeto e planilha do local”.

Porém, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que “a execução desta obra é de responsabilidade da prefeitura. Os repasses são feitos conforme execução e o município recebeu mais de R$ 1,5 milhão, restando somente a última parcela, que será paga quando a obra estiver concluída. O valor total do investimento é de R$ 1,7 milhão. O convênio com a administração municipal está em fase de prorrogação.”

Revolta

SEM ESTRUTURA – Jardim dos Eucaliptos sem atenção

Ruas sem asfalto e esburacadas, morador trocando lâmpada de poste em frente à sua casa são comuns no bairro. “A nossa rua está lá para asfaltar, só pó, barro, tubulação entupiu tudo de terra, pedra. Está largada”, reclamou Marcos de Aguiar. “Até agora, não vi [prefeito Tajiri] fazer nada”, complementou Wellington Oliveira.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*