Beth Sahão: uma trajetória política ligada aos projetos sociais

Em visita a Mogi das Cruzes, a parlamentar falou sobre a sua ligação com ONGs que atuam onde o Poder Público não chega

Por Lailson Nascimento / Fotos: Bruno Arib

A pandemia de coronavírus trouxe à tona, entre outras questões, a importância do trabalho desenvolvido por entidades que desenvolvem projetos sociais. Nas comunidades que o Poder Público não alcança, lá estão as ONGs para amparar a parcela da população que sobrevive em condições de vulnerabilidade.

Psicóloga por formação, a deputada estadual suplente Beth Sahão (PT) tem consciência da necessidade do trabalho das instituições muito antes da Covid-19. Prova disso é que desde 2003, quando iniciou o seu primeiro mandato parlamentar, ela tem um compromisso com entidades ligadas a ações sociais.

E mesmo nesse momento em que não exerce mandato, sua atuação continua sendo importante para o terceiro setor. Na quinta-feira (13), por exemplo, Beth esteve em Mogi das Cruzes para receber um café da manhã com representantes da ONG Recomeçar e do Núcleo Aprendiz do Futuro. Ambas as entidades receberam emendas impositivas indicadas pela deputada no último período em que ela esteve na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Beth Sahão iniciou sua trajetória na Alesp em 2003, quando tomou posse de seu primeiro mandato

“Acompanho muito o trabalho das entidades e entendo que é um braço muito importante na área social. Elas, na verdade, fazem o trabalho que o Estado deveria fazer, isto é, municípios, Estado e Governo Federal. Portanto, é preciso ajudá-las, seja por meio de emendas parlamentares, seja por outros tipos de repasses governamentais, para que elas possam sobreviver e levar o trabalho à frente”, explicou Beth.

Com apoio de Sonia Beraldo, que é advogada e vice-presidenta do Diretório do PT de Mogi das Cruzes, Beth pretende visitar outras ONGs de Mogi e do Alto Tietê para demonstrar a importância da retomada da representação em favor das entidades junto ao Governo do Estado.

“O nosso foco é atuar junto à base, pois questões de grande porte, nas áreas da saúde e educação, é um trato mais de Executivo com o Governo do Estado. A gente faz um trabalho para favorecer ONGs e instituições que lidem diretamente com projetos sociais. Nesse período de pandemia, inclusive, queremos direcionar os atendimentos para as mulheres, que são as maiores vítimas”, acrescentou Sonia.

Entidades beneficiadas elogiam a atenção de Beth Sahão com as ONGs

A ONG Recomeçar surgiu em 2004 e mantém um projeto de acolhimento sigiloso para mulheres que correm risco iminente de morte decorrente da violência doméstica. A entidade recebeu emenda impositiva de R$ 50 mil para aquisição de um veículo por indicação de Beth.

Segundo a presidente da entidade, Rosana Pieruccetti, a ONG “já salvou da morte cerca de 150 mulheres.”

“É muito importante essa visão dos políticos de darem atenção para instituições que executam serviços que o Estado não tem pernas para executar. Estou aqui para agradecer à deputada e que ela continue com essa parceria, sempre olhando para nós e para outras instituições.”

Já o Núcleo Aprendiz do Futuro aguarda a liberação de emenda de R$ 70 mil para aquisição de computadores e equipamentos que serão utilizados na oficina de informática. Esse é apenas um dos projetos que a ONG oferece às mais de 150 crianças e adolescentes que participam do projeto.

“O Núcleo existe há 27 anos é na Vila Natal e atinge os bairros adjacentes, principalmente a Vila Nova União, um dos bairros mais vulneráveis de Mogi. Com essa emenda encaminhada pela deputada nós vamos adquirir computadores para a oficina de informática”, concluiu a presidente Maria Helena Duran de Melo.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*