‘Cada um deixa uma parte de si na história de Salesópolis’, diz presidente da Câmara

‘Cada um deixa uma parte de si na história de Salesópolis’, diz presidente da Câmara

Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

Para representar a causa feminina na política, nada melhor do que alguém que conheça a história da participação de mulheres no exercício de funções públicas. Nesse contexto, a presidente da Câmara Municipal de Salesópolis, Bruna Lourenço (PL), esbanja conhecimento sobre o Legislativo. Licenciada do cargo em função da maternidade – sua filha nasceu no dia 22 de janeiro -, a parlamentar conversou com a GAZETA sobre o início do trabalho.

Confira os principais trechos da entrevista:

Gazeta Regional (GR): A senhora é uma das únicas mulheres de Salesópolis a assumir a presidência da Câmara. Quais metas têm para beneficiar o público feminino, diante da dimensão do cargo?

Bruna Lourenço: Aproveito a pergunta para agradecer a todos que confiaram em mim e que acreditam no meu trabalho. Graças aos meus 467 votos fui a primeira mulher a presidir uma Sessão Solene de Posse, tal papel é assumido pelo vereador mais votado. Sou ainda a primeira mulher a assumir a presidência da Câmara. A representatividade feminina na Câmara do nosso município iniciou-se em 1983 com a vereadora D. Ana Maria Enei Pereira, conhecida como Profª Anita. Em 2005 foi eleita a Profª Deise (in memoriam), depois vieram as nobres colegas Claudia De Paula, Dra Sandra e a Debora. Acredito que a ocupação desses cargos inspira outras mulheres a se engajarem na política, seja ela partidária ou do seu bairro.

GR: A gestação ‘adiou’ o início do seu trabalho, de fato. Quando a senhora deve retornar à Casa de Leis e qual a expectativa para que isso ocorra?

Bruna: Iniciei meu mandato assumindo a presidência da Câmara. Trabalhei até o dia 21/01/21 e minha filha nasceu dia 22/01/21. Durante esses dias de trabalho tratei de toda parte administrativa e de gestão da Câmara, como renovação de contratos, licitações, bem como participei de reuniões como a do Condemat [Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê] e de cursos ministrados pelo Tribunal de Contas. Durante minha licença venho realizando cursos para aprimorar meus conhecimentos e procuro manter sempre contato com meus colegas para me manter atualizada dos assuntos da Câmara. Ainda não tenho a previsão de retorno, uma vez que dependerá muito da minha recuperação e do desenvolvimento da minha filha, mas como adiantei, estou me mantendo informada e atualizada dos assuntos, fazendo assim com que o retorno se dê de uma forma muito tranquila.

GR: Salesópolis tem, dentre os seus desafios, a economia. A senhora tem projetos para atuar nesse sentido?

Bruna: Acredito que a economia do município é um ponto muito importante e que merece uma atenção especial. Acredito muito no desenvolvimento econômico de Salesópolis e acredito que podemos alavancar nossa economia de forma sustentável respeitando a lei de mananciais de nosso município. Alguns projetos estão a caminho e acredito que podem nos dar um rumo de desenvolvimento econômico a médio e longo prazo.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*