Câmara de Itaquaquecetuba está em sua 16° legislatura

Os primeiros vereadores foram eleitos em 1954 e começaram a atuar em 1955; hoje, são 19 edis

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação

Em sua 16° legislatura, a Câmara Municipal de Itaquaquecetuba conta com 19 vereadores e um orçamento de R$ 16,7 milhões, mas a história do poder legislativo itaquaquecetubense começa em 1955.

A primeira legislatura foi de 1955 a 1958 e o primeiro presidente foi Casemiro Alves Cabral. A Casa de Leis teve 33 presidentes ao longo de sua história, sendo que o vereador que mais ocupou essa cadeira foi Elias Rossi: ele foi quatro vezes presidente do legislativo e atuou como vereador até 2012, com cinco mandatos consecutivos.

Nove cadeiras foram ofertadas no primeiro mandato da Câmara de Itaquá, e só no mandato que começou em 1977 foi que houve o primeiro aumento, aumentando para 10 cadeiras. Na legislatura seguinte saltou para 15 e, em 1989, para 19, sendo que o número permanece até os dias atuais.

O primeiro prédio da Casa de Leis funcionou na Praça Padre João Alvarez, onde já estava instalada a Prefeitura Municipal, desde 1º de Janeiro de 1955. O poder ainda teve outras duas casas, até quem em outubro de 2012 passou a funcionar em um prédio localizado na Rua Vereador José Barbosa de Araújo, na Vila Virgínia, no qual está até os dias atuais.

Atual gestão

A mesa diretiva de 2020, último ano do atual mandato, é composta pelo presidente Edson Rodrigues (PODE), o Edson da Paiol; 1° secretário é o Valdir Ferreira (PSD), o Valdir da Farmácia; e o 2° secretário é João Batista (PSDB), o Pelé da Sucata.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*