Candidatos ao Conselho Tutelar de Itaquá participam de Roda de Conversa

No próximo dia 6 os eleitores irão às urnas para escolher um dos 53 candidatos

Da Redação / Foto: Jonathan Andrade / Divulgação

Os candidatos ao Conselho Tutelar de Itaquaquecetuba e população participaram de uma “Roda de Conversa” promovida pela Pastoral da Fé e Compromisso Social da Diocese de Mogi das Cruzes e Escola de Cidadania, com apoio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente). O encontro aconteceu ontem (30), no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquá.

Na Roda de Conversa, os candidatos puderam se apresentar e falar de suas pretensões, caso eleito. Também houve a presença da população em geral que pode debater e refletir sobre a atuação do órgão. O evento teve a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Costa.

O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e Adolescente em 1990. Antes o processo de escolha era a cada 3 anos. Nas eleições deste ano o processo passa a ser unificado, ou seja, em todo o país, e o mandato é de 4 anos. 

No próximo dia 6 os eleitores de Itaquá irão às urnas para escolher um dos 53 candidatos. Os 15 mais votados serão empossados conselheiros. Também serão escolhidos 15 suplentes que poderão substituir os titulares em caso de licença ou outra impossibilidade. Segundo a integrante da comissão eleitoral, Marcela Harada, é importante que a população participe desse processo e ajude na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município.

O coordenador diocesano da Fé e Compromisso Social, Marcio Candido, explicou que a Roda de Conversa em Itaquá finaliza as atividades da entidade, que também promoveu esse encontro em Mogi das Cruzes, Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

“O Conselho Tutelar é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e adolescente, conforme está estabelecido no Estatuto da Criança e Adolescente. Ele é um órgão que encaminha e fiscaliza a política se está sendo cumprida ou não. É por isso que ele articula muito com o segmento da Saúde, Educação e da Assistência Social porque ele requisita serviços”, explicou.

SERVIÇO

Processo de escolha: 6/10

Local: Univeritas – Avenida Uberaba, 251, Vila Virgínia

Horário: 8h às 16h

Documentos: Levar título de eleitor e documento com foto

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*