Casos de Covid-19 no Alto Tietê voltam a crescer

Os óbitos continuam em queda, mas os dados são um alerta

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação

Já são quase 10 meses de pandemia, nesse tempo, houve momentos de grande isolamento social, mas atualmente comércios, restaurantes e outros estabelecimentos já estão de portas abertas, há mais pessoas andando nas ruas e o uso de máscaras já não é tão constante. Todo esse cenário, pode levar a uma possível segunda onda da doença no país, como apontam alguns especialistas e como já aconteceu em outros países.

Neste mês de novembro, o número de infectados pela Covid-19 no Alto Tietê voltou a crescer. Os dados são um alerta à população que relaxou nos cuidados contra o coronavírus.

A GAZETA realizou um levantamento dos números de casos mensais desde o inicio da pandemia no país, em março. No primeiro mês a região havia registrado 42 casos da doença, hoje (26) atingiu a marca de 36.740 infectados, desses, 5.740 caos estão ativos.

Segundo apurado, no Alto Tietê, o pico de casos foi em agosto com 7.923 infecções. Os números vinham em crescente até o mês de agosto, quando houve o pico, a partir daí começou a cair e no mês de novembro voltou a subir, como mostra o gráfico abaixo.

Em outubro, a região registrou 4.320 casos de Covid-19, o menor número desde maio, mas em novembro já são 4.881 casos, ou seja, 561 casos a mais e o mês nem terminou.

Óbitos

As primeiras vítimas fatais da Covid-19 foram registradas ainda em março, na ocasião eram dois casos. Os números cresceram, o pico de mortes foi 328 no mês de junho. A boa notícia é que número de óbitos segue em queda, esse mês foram registrados 89 óbitos, nas últimas 24 horas não houve nenhuma vítima fatal da doença.

Ocupação de leitos

Mogi das Cruzes é a cidade com o maior número de casos de coronavírus, são 10.980, desses 469 são vítimas fatais. Nesta quinta-feira (26), um dado acende um alerta para o município, a taxa de ocupação dos leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) é de 75% e de leitos enfermaria é de 66,1%. Vale ressaltar que Mogi atende pacientes de diversas cidades da região.  

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*